Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 19/09/11


 

Frase do Dia:

 

“Considerando-se o que dizem seus próprios fundadores, o PSD pode ser governo ou oposição. Não é esquerda, não é centro, não é direita. Entra quem quiser. Ou seja, não é partido político. É casa de tolerância”. – Gedel Vieira Lima do PMDB da Bahia. Conheço esse aí.

01-Não é briga pela briga

A diretoria do Sindicato dos Médicos de Rondônia tem pautado as ações pelo enfrentamento, normal vez que esta função é primordial de todo sindicato e pela denúncia pública, o que é um avanço e ganho excepcional para o cidadão comum, cliente final na prestação do serviço de saúde pelo médico ou estado. Como a consulta é paga antecipadamente via imposto, o estado esquece que a constraprestação é obrigatória. Nessa briga da maré com a pedra o médico vira marisco. Optar pela denúncia pode parecer prazer pela briga, mas é uma saída inteligente. O sindicato fica ao lado do seu real patrão, o povo, que é também patrão do seu empregador.

02-Quem sabe faz agora

Denis Baú, presidente da FIERO e Gilberto Baptista o superintendente, funcionam certas horas como se fossem uma só cabeça, tal o foco dos dois nos objetivos da Federação das Indústrias. É assim no dia a dia e foi assim na FEIRON deste ano, cheia de novidades, com mais parcerias transmissão ao vivo pela imbatível TV Candelária e com mais planos pela proa. A equivalente FEIRON do Peru vai acontecer aqui em Porto Velho no mês de dezembro e os dois já estão a todo vapor com os preparativos. Este ano, a FEIRON contou com outro evento complementar, o ENCOMEX que trouxe o que de melhor existe em termos de exportação dentro do governo.     

02-Quem é quem

Luzinácio chegou, baixou e saravou na FEIRON.  Andou com empresários, políticos, acendeu os fogos do presente, falou do futuro, reviu o passado e prometeu voltar. Um pouco antes mais uma etapa da questão energética se resolvia no IBAMA com a liberação da licença de operação que possibilita inundar o lago da Usina Santo Antonio com reflexo direto para Jirau.  Ainda há muito por acertar e deixar as coisas de Rondônia quites com a questão energética, mas aí são outros quinhentos e para outros planos são necessários outros pulos. Lula cumpriu sua parte e daqui para frente os caminhos serão abertos por outros personagens. Mas, quem será quem?

04-Pipira de folga fazendo fuxico...

Como estava de folga, a pipira do Zé Carlos Sá resolveu dar uma passada por aqui e rapidinho como é seu costume, piou que o deputado Walter Araujo é candidatíssimo a prefeito de Porto Velho. Antes que eu perguntasse qualquer coisa soltou: o deputado Hermínio Coelho também é candidato, mas não pelo PT. Esse passarinho é doido ou doido sou eu, por lhe dar ouvidos. A última: Garçon também é candidato e está “assim ó” com meus primos tucanos. “Como pipira? Não é Miguel de Souza que está com os tucanos? Perguntei, mas a pipira voava longe. Detesto passarinho fofoqueiro e gente que conversa com bicho e planta. Deve ser tudo papo furado!

  

05-Vale a pena o risco?

Sou a favor do jogo do bicho, caça níquel, bingo, casamento gay, cassino, universidade paga e contra sistema de cotas, progressão de pena, voto secreto, coligação, foro privilegiado. Tudo isso já foi debatido, todos sabem o que é bom ou não, mas vez ou outra voltam como notícias. Bingo eletrônico: por que não regulamentar? Claro que a polícia sabe quem são os donos, mas prendem os gerentes. Droga: por que não arrepiar sobre o “barão” em lugar de fechar algumas bocas e prender meia dúzia de miseráveis pés de chinelo? Claro que a polícia tem o mapa da mina, o nome do barão e vale o risco do erro: escuta ilegal, prisão ilegal e constrangimento ilegal. Aí a justiça faz como no caso Sarney, mas todo mundo fica sabendo quem é o bandido. E cá pra nós, o que pode fazer mais uma flecha para quem já está no papel de São Sebastião?       

06-Falando em flechas e santos...

A justiça brasileira é sacrossanta. Escreveu não leu o pau comeu. Se só escreveu, censura pela proa. Zelosa como sempre, em 2009 a pedido de Fernando Sarney o jornal Estadão ficou proibido de veicular reportagens sobre a Operação Boi Barrica, que investigou membros da família do imortal e incomum Marimbondo de Fogo. Um capa-preta acolheu recurso contra decisão do outro que havia rechaçado a censura. Aí o primeiro impôs multa de R$ 150 mil para cada reportagem publicada. Agora, dois anos depois o STJ deu uma forcinha ao anular provas colhidas pela PF. Para o STJ as escutas durante as investigações são ilegais. Com a decisão dos capa-pretas os ninjas de gravata estão pulando mais que saci em chapa quente e com razão. 

07-Sem bússola

Distante das razões da greve e das ações e discursos do corpo docente e discente, acompanho a movimentação na UNIR, tentando enxergar o que está por trás desse pano de fundo. É difícil acreditar que com tantas reclamações pelos dois lados, um dos poucos ou o único ponto que converge seja exatamente o que deveria ser o foco da divergência. A Adunir parece ter perdido o senso crítico e se move como um barco à deriva mas, coincidentemente, sem nunca apontar a proa para a Reitoria e o alunado estranhamente a segue. Ora, se a crítica se ausenta hoje da UNIR, será que um dia fará parte da vida de seus futuros mestres e doutores? Como e quando?  

08-Filtro solar

“A direção da maioria dos presídios de Porto Velho está restringindo o tempo de banho de sol de presos comuns em uma hora e meia.” Não é piada como pode supor algum desavisado mas  uma denúncia e vou tentar tratar como caso sério. Dia desses dois dermatologistas alertaram para o perigo de se contrair câncer de pele com qualquer exposição solar em nossa região. Como o defensor talvez não saiba, o Dr. SIlmar Regis Camarini diz que na impossibilidade de se  preservar do sol, o ideal é usar filtro solar fator acima de 30, que não deve existir no xilindró. Ou é a  minha velha paranóia que voltou ou o universo está mesmo conspirando para me sacanear.

09-Dilma e sua mais completa tradução

Renata Lo Prete da Folha descobriu a pólvora. Numa análise simples desvenda o motivo do amor repentino da presidente Dilma pelo PMDB. Dilma avalia ter errado quando manteve quase todos os partidos nos ministérios que ocupavam na gestão anterior. Por exemplo, o PR de porte médio ficou com o Ministério dos Transportes, outro médio, o PP ficou com Cidades, Esportes que era quase nada ficou grande com a Copa e tem ainda a Embratur e a Agência Nacional do Petróleo, superdimensionadas e nessa omelete que aliás nem foi feita pela presidente, mas que ela terá de engolir, Dilma reconhece que o PMDB, pela lógica Lopretiana, está subrepresentado. Daí só lhe resta reconhecer, agradecer, agradar e por isso ela diz que se sente em casa com o PMDB. 

10- Três perguntas cretinas

Domingo foi diz de caminhada pela paz no trânsito. Segunda feira as concessionárias vão parar de vender carros vão continuar fazendo de tudo pra gente sair de carro zero? Ainda sobre o mesmo assunto: Se com a passeata não houve qualquer acidente, não seria o caso de todo dia se fazer uma na mesma hora com o mesmo número de pessoas e eventualmente até aumentar?    Só para encerrar o assunto, se a passeata der certo, ainda vai ser preciso construir os viadutos ou a gente pode fazer uma economia e comprar mais veículos nas concessionárias para dotar o Município e o Estado de mais veículos para eventuais necessidades, como por exemplo... ou melhor: devolver um checão como aquele que da ALE pro Cassol? Não precisa responder nada.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)