Frase do dia:
"A única coisa que eu tenho certeza é que nós vamos fazer a sucessão presidencial." – Lula, pré-ex-presidente da República, fazendo pré-campanha para a futura ex-ministra e pré-candidata Dilma, à vista dos sonolentos ministros do ex-TSE. Escancarou de vez.
01-MP em alta I
O MP de Rondônia investiu forte na informatização e utilizando a experiência interna de seu pessoal começa a exportar tecnologia. Mas, o importante mesmo é que o canal de comunicação com o público foi reforçado. Hoje as denúncias on-line, acompanhamento processual, resposta rápida e cobrança fazem parte do cotidiano do MP, cujo trabalho ganhou o respeito e a credibilidade junto ao cidadão. Tremei administradores. Os ninjas de gravata estão afiados. É sem choro nem vela. Tá-se falando, tá-se teimando...
02-MP em alta II
Para a “tchurma” da malinagem vai o aviso. O entrosamento entre os ninjas de gravata da União e do Estado extrapola a interação funcional. A troca de informações técnicas mesmo no bate-papo informal são constantes e a interação é um efeito multiplicador na investigação e no andamento dos processos. E se juntarmos mais os outros ninjas de gravata do TCU, TCE e CGU, aí é que o bicho pega geral. E ninjas como se sabe, servem a um só senhor: São guardiões da lei. De novo: tá-se falando, tá-se teimando...
03-MP em alta III
Lembram-se dos crimes ambientais, presídios, Roosevelt, trânsito da Capital e saúde? Pois é. Em cada item está a espada dos ninjas dos MPs. E agora outra casa de caba. O Devop terá 60 dias para licitar o transporte intermunicipal de passageiros. A ordem é do Juiz Edenir Sebastião Albuquerque, publicada ontem. E de onde saiu a ação que resultou na canetada? Uma goiabada cascão com queijo para quem pensou em MP. Desculpem-me pela repetição mas,... tá-se falando, tá-se teimando, dá nisso aí ó!
04-Fazendo escola
Num país onde o presidente vive viajando pra todo lado, governadores se ausentam como no Rio de Janeiro – o governador Cabral ficou 158 dias no exterior, – ou no caso específico de Porto Velho em que saíram o prefeito, o vice e o presidente da Câmara, todos num mesmo período, falar que um trem andou sem maquinista não deveria ser “a notícia”. E o governador do Rio ficou bravo: “Como é que um trem sai de Japeri sem piloto? Como é que um maquinista sai da cabine e o trem dispara, precisando cortar o sistema elétrico para pará-lo?”. Fácil séo Cabral. A “tchurma” aprende na sua escola.
05-Destruindo a escola
Um relatório da Unesco desmentiu um discurso recorrente do governo. O Brasil levou bomba na escola. Para a Unesco, apesar da melhora entre 1999 e 2007, a repetência no ensino fundamental no país – 18,7% – é a maior da América Latina e fica longe da média mundial, que é 2,9%. O abandono nos primeiros anos escolares – 13.8% – só contribui para a tragédia que era perceptível mas, negada pela propaganda oficial. Para a Unesco, o Brasil poderia se encontrar em outra situação, não fosse a baixa qualidade do seu ensino. Não colou. O Brasil vai repetir o ano. Ai que saudades do Bolsa Escola.
06-Fechando a porteira I
A Executiva do PDT se reuniu e bateu o martelo: “Por unanimidade nós fechamos o apoio à ministra Dilma Rousseff. Vamos agora marcar uma reunião com a ministra para definir os pontos programáticos que o PDT não abre mão. Vamos ainda indicar membros para fazer parte da comissão que monta o programa de governo da Dilma para colocar nossas propostas lá”. Sacomé né? Quem chega cedo bebe água limpa e a boquinha agora fica com o resto. Michel Temer do PMDB deve ter ficado uma arara.
07-Fechando a porteira II
Lupi, uma velha raposa da política, deu uma rasteira no PMDB e marcou espaço junto à pré-candidata Dilma. Sabe-se, claro que o PMDB está rachado com relação ao apoio à sua candidatura e Lupi se proveitou da fragilidade para empurrar o PMDB às cordas. O pior da história é que o PMDB lulista teve que correr atrás do prejuízo e deve se reunir na casa do Temer, para discutir a aliança com o PT nas eleições. E sobrou pro Ciro que de tanto se fazer de gato morto pode acabar morrendo mesmo. Que pernada!
08-Santo Antonio em igreja nova
Aviso aos navegantes, criadores de idéias mirabolantes e/ou simples devotos: A Santo Antônio Energia está em sua nova sede – Rua Tabajara, 824 – Bairro Olaria. “Sentimos a necessidade de nos adequar a demanda de espaço atual e já nos preparar para o futuro”. Na nova igreja funcionarão as áreas de Sustentabilidade, Comercial, Relações Institucionais, P&O, Jurídico, e principalmente Financeiro, se é que me fiz entender. E se a gasolina estiver no fizin, 0800-6476162 ou o www.santoantonioenergia.com.br.
09-Eleições: sobe a gritaria
Não nos enganemos. PT e PSDB estão em campanha aberta e só o TSE não vê. Lula foi explícito: "Vamos precisar pegar todas as obras que tem em Minas Gerais, que são muitas, inclusive de barragens, para que a gente possa inaugurá-las, porque a partir de abril o Geddel já não estará mais no governo, a Dilma já não estará mais no governo, e quem for candidato não pode nem subir no palanque comigo. Então, é importante que a gente inaugure o máximo de obras possível para que a gente possa mostrar quem foram as pessoas que ajudaram a fazer as coisas neste país". Aí o PSDB soltou uma nota, o PT soltou a contra-nota e o TSE dormindo de touca. Isso ainda vai dar (*)erda.
10-Fifa e Globo “a gente se vê por aquí”
Quem quiser exibir jogos da Copa deste ano terá de solicitar autorização à Fifa, mesmo que que não tenha objetivo comercial. Para obter os documentos em inglês – já pensou seo Zé? – basta acessar www.fifa.com/worldcup/organisation/publicviewing/index.html mas, não é só: depois de aprovado o sortudo passa pelo crivo da Rede Globo. E mais: a Fifa pode vetar eventos com patrocinadores "incompatíveis" – seja lá o que isso seja – e nesse caso, um toteco que vende a “outra” cerveja, pode arrumar um processo pelas fuças. Quem levantou a lebre foi a coluna “Outro Canal” da Folha de São Paulo.
Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)