Quarta-feira, 21 de março de 2012 - 13h01
Frase do Dia:
“Andar em Porto Velho, só com um Urutu” – Émerson Castro, vice-prefeito de Porto Velho
01-Eleições – tudo aberto I
Alterações na lista de candidatos são comuns nesse período, mas um novo ingrediente – Ficha Limpa – vai provocar nos competidores a sensação de estarem numa montanha russa. O PMDB deve ter resolvido os seus conflitos internos e depois de passearem com Abelardinho e Davi na beira do abismo, de lá voltaram com uma opção conservadora. Dr. José Augusto reaparece e com isso a classe médica terá dois nomes no jogo a menos que eu tenha que perder a aposta – beber um litro de água sem tirar da boca – para um petista roxo que garante que Nazif não sai.
02-Eleições – tudo aberto II
Raramente aposto, mas me vi compelido a entrar na brincadeira e arriscar um litro d’água “no bico” depois de observar a movimentação do Dr. Mauro Nazif. Tudo aponta para que seja ele o nome do PSB para a disputa eleitoral. Sua dianteira está ascendente há muito tempo e mesmo ter um histórico de suas performances eleitorais anteriores, creio que nunca esteve tão bem cotado. Junte-se a isso dois fatos: Nazif quer e busca sua eleição para prefeito da capital há muito tempo e além de da história pessoal tem um belo e consistente trabalho no parlamento.
03-Eleições – tudo aberto III
Com todo respeito que outros petistas merecem, se o PT tiver juízo vai com Fátima Cleide para disputar a eleição. Não faço referência à sua densidade eleitoral, bem maior que a de qualquer outro petista, nem à sua história política ou sua história de vida. Nada disso. O assunto é bem mais simples. É conta. A Fátima que soma é a mesma que diminui. Na quadra atual os petistas devem estar fazendo uma pergunta – o que aconteceu? – para a qual sabem a resposta. Quem equilibrava o PT era a ação de duas forças às vezes antagônicas: Valverde e Odair Cordeiro.
04-Eleições – tudo aberto IV
Miguel de Souza continua no trecho correndo atrás de soluções para Porto Velho e apostando que seu nome será a cabeça do frentão. Miguel é daqueles políticos com mais projeção que o próprio partido, além de ter bom trânsito em vários outros. Não por acaso é o nome preferido dos quatro partidos que se uniram para colocar alguém na cadeira que hoje é do Roberto. De novo, com perdão dos outros postulantes, se o frentão tiver juízo vai de Miguel de Souza. Não levo em conta sua folha de serviços prestados a Rondônia, mas a sua qualificação técnica. Um engenheiro criativo como ele seria uma mão na roda para resolver nossos graves problemas.
05-Eleições – tudo aberto V
Nos tópicos anteriores citei aqueles nomes mais lembrados pela imprensa e fecho a série com os três que estão na coxia esperando o aviso para entrar em cena e todos, a depender dos recursos financeiros e apoios teoricamente com chances na disputa: Garçon, Cláudio Carvalho e Hermínio. Se há mais algum está bem escondido e claro com menores chances. Além desses, passados na “casca do alho” há os filhos da Ficha Limpa. Cidadãos pouco afeitos à política que estão ouvindo o “canto da sereia” e se preparam para debutar. Profissionais liberais na maioria pisam em ovos com um dilema: precisam fazer ligações com políticos de renome, mas ligações certas para não morrerem no ninho. Mas e o resto que não citei? Põe na conta do alemão.
06-Aniversário
Esperei – e procurei – todo o dia de ontem por uma novidade no caso da Operação Termópilas e infelizmente apenas soprei as quatro velinhas apagadas. Só para rememorar, quatro meses após o terremoto, o MP indiciou pessoas, ofereceu denúncias, propôs ações, mas a ALE quanta diferença. As provas da PF e MP que serviriam para dizer se houve ou não quebra de decoro e qual a pena, em caso de dolo, são entraves para as suas excrescências parlamentares. E para que a festa ficasse mais bonita o deputado Lebrão reclamou da pressão e o Ribamar escapuliu.
07-Ribamar Araújo e o tiro no pé
Só Ribamar Araújo sabe das razões para escafeder-se da Comissão Processante. Não creio que ele seja do tipo que vê no mandato uma forma personalística de exercer o poder. O Código Civil diz no art. 653: "Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para em seu nome praticar atos ou administrar interesses." E no 656 "o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito". Pelo mandato se delega a obrigação e não a opção de fazer. Declinar da tarefa sem renúncia do mandato é falsear a procuração e lesar quem a concedeu. Ribamar fez um discurso duro, jogou gasolina e saiu. Deixar o barco que afunda é um gesto difícil, mas pode ser um ato heróico se o comandante olhar para os outros e não para o próprio umbigo.
08-Política pública de segurança
Sei apenas que a história de explosões de caixas eletrônicos virou “carne de vaca” ou “arroz de festa”: todo dia tem. Só para variar de novo foi uma farmácia, de novo foi um caixa eletrônico do Banco do Brasil e de novo a polícia está investigando. A farmácia de uma rede famosa fica na esquina da Vieira Cahula com Mamoré, Zona Leste. Pelo que se apurou, três cidadãos com qualificação em bandidagem foram os autores do ato mágico. Para variar ninguém sabe de absolutamente nada. Para variar Rondônia continua sem sua “Política pública de segurança” e, se o departamento de postergação estiver funcionando, isso ainda vai continuar explodindo.
09-Mensalão travado
O ministro Ricardo Lewandowski deu a dica em dezembro: "Terei que fazer um voto paralelo ao voto do ministro Joaquim... Tenho que ler volume por volume porque não posso condenar um cidadão sem ler as provas. Com relação a alguns crimes não há dúvida nenhuma que poderá ocorrer a prescrição." A ira nacional explodiu e o ministro pipocou: "Nas minhas mãos, não ocorrerá nenhuma prescrição do mensalão." O papo está de volta. Mensalão no primeiro semestre nem pensar. Totalmente crédulo sei que isso nada tem a ver com a possibilidade de mensaleiros participarem da eleição sem embaraços com a Lei Ficha Limpa. Eu creio. rsrs...
10-Três perguntas cretinas
É verdade que Ribamar saiu da Comissão Processante por causa de um atraso de 15 minutos? Será que vão esperar que o muro do estádio Aluisio Ferreira caia primeiro para interditarem? A extensa área degradada entre a Lauro Sodré e o “Espaço Alternativo” poderia servir para as diversas práticas esportivas com ganhos para a população, Infraero e Prefeitura. O que falta para fazer?
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos