Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 26/03/08


 

 

FRASE DO DIA - “Medidas provisórias de créditos extraordinários são inconstitucionais. Serão tratadas por nós no pau, com obstrução inclemente.” – Senador José Agripino do DEM

 

Pauta política de 01 a 10

 

01-O saber não ocupa espaço:

A aula inaugural é hoje, mas começa para valer amanhã o curso de formação política da Escola do Legislativo. A carga horária - 80 horas – mostra que o curso tem conteúdo. As aulas serão ministradas diariamente das 20.30 às 22.30 hs. No período de 26 de março a 26 de junho, com professores do nível do mestre João Paulo Viana. O curso é aberto, grátis, mas o espaço é limitado. Oportunidade para você entender como e porque as coisas funcionam ou até porque não funcionam. De qualquer sorte, estudar é investir em si mesmo e dá mais resultado que assistir novela ou os tais programas do tipo BBB não sei que número.

02-Cerco aos ladrões:

O relatório do TCU é uma radiografia do câncer que ataca recursos públicos. No ano passado o TCU flagrou 1.889 “autoridades” com a boca na botija. É o maior resultado em punições e cobranças de multas e débitos desde 2004. Em 2007 só as multas e os débitos impostos pelo TCU aos considerados culpados de meterem a mão no dinheiro do povo chegaram a R$ 518 milhões. Mas é apenas a ponta do iceberg. Se apertar vão aparecer muitos outros casos ou pior espana a rosca de vez. E se gritar pega ladrão, não fica um mermão...

03-Descobrindo oportunidades:

346.750 pessoas visitaram Guajará-Mirim em 2007, segundo o Sindinav que faz a travessia de passageiros para a Bolívia. E tem mais: Guajará-Mirim recebe por dia, 100 carretas de empresas que utilizam os incentivos da Sudam na ZLC. De olho nesse fluxo de visitantes, a prefeitura lança nos próximos dias um guia turístico, um novo site institucional e vai atuar na qualificação da mão de obra para melhoria da qualidade dos serviços prestados. Enfim alguém viu a pérola. Se deixarem, o Dedé de Melo pode dar um novo rumo ao turismo.

04-Uma idéia luminosa:

Na última terça-feira, reuniram-se representantes da CERON e 5º BEC, para acertar as tratativas do Convênio a ser firmado visando acelerar as obras do Programa Luz para Todos na área de concessão da CERON.Aí a lampadinha do professor Pardal acendeu. Se o 5º BEC serve para a Ceron, por que não serviria para a Prefeitura para atuar na iluminação pública, a cargo da Emdur? Creio que o custo é menor e a presença do Exército inibiria o furto de cabos apontados pelo presidente Mário Sérgio como o vilão da escuridão. Vai que dá certo...

05-Churrasco queimado:

Fiscais do Ibama em Vilhena registraram queixa na PF contra o secretário estadual Augustinho Pastore, por intimidação.De acordo com o Ibama, os fiscais disseram que Pastore chegou à barreira montada pelo órgão perguntando pelo chefe da unidade, chegou a bater em uma das mesas e ordenou que os agentes parassem o trabalho de fiscalização. “São uns frouxos. Se eu intimidei é porque eles são muito moles”, teria dito Pastore. Danou-se. É claro que isso tudo vai dar em nada, mas acabou com a possibilidade de uma churrascada entre Ibama e Sedam.Só tem lingüiça e espeto.

06-Se fiscalizar e multar tem jeito:

A Secretaria de Ambiente de Londrina no Paraná multou quem não tem árvores nas calçadas. É lei municipal. A prefeitura notificou 250 imóveis e os que não fizeram o plantio estão sendo multados em até R$ 1.400. Um exemplo para nós. Antes porem, temos que resolver a questão das águas servidas e lixo na rua, calçadas, terrenos baldios, dentre outras mazelas. Mas para isso é preciso ter um código de postura nascido de um plano diretor uma campanha para dar um aviso aos navegantes e os fiscais. Depois, multa sem dó nem piedade.

07-Torneira vazando:

Dados sigilosos de despesas com cartões e conta tipo “B” do ex-presidente FHC vazaram de um computador instalado no Palácio do Planalto, a partir de um sistema a que têm acesso poucos servidores, informou ontem, por escrito, a assessoria da ministra Dilma Rousseff. Em portaria publicada ontem Dilma deu prazo de 30 dias para a comissão de três servidores "apurar a divulgação de informações sigilosas no âmbito da Casa Civil". Bombeiros estão sendo chamados para resolver o vazamento, mas a torneira continua pingando. Será que alguma cabeça será levada à guilhotina?

08-Dossiê da Veja:

“Nunca houve sigilo nos gastos do Gabinete da Presidência durante meus dois mandatos, mesmo porque não há amparo legal para tal procedimento. Não preciso, por conseqüência, abrir mão de prerrogativa que não usei e que é discutível. Basta requisitar as ditas contas à Casa Civil da Presidência”, diz FHC em carta de próprio punho enviada ao senador Artur Virgílio. Como o pau que dá em Chico é o mesmo que dá em Francisco, agora a vez é de Lula apostar nas cartas. Ou será que vai passar? O nome do jogo é truco e FHC trucou.

09-CPI da pedofilia:

A CPI da Pedofilia instalada ontem, não atraiu a atenção do Congresso, apesar do tema complexo que envolve o abuso sexual de crianças e adolescentes. A razão estaria no fato de se uma CPI que não envolve disputas políticas e logo, não carece de holofotes. O relator é Demóstenes Torres e o autor Magno Malta que afirma: "Se existe um crime hediondo é esse aí". Os dois senadores prometem ir a fundo na investigação dos fatos e já anunciam: Querem mudar a legislação aumentando a pena para o pedófilo.

10-Oxigênio para o gás:

A reconstrução da BR-319 que liga Manaus a Porto Velho está sob a mira de ONGs e do Governo do Amazonas. A “tchurma” montou um seminário caboclo e “descobriu a pólvora”: A obra, na verdade reparo, pois a estrada já existe, pode causar o desmatamento de mais de 5 milhões de hectares da floresta até 2050. Memória e planilha não foram apresentados, o que leva a crer que é puro “achismo”.O estranho é que o seminário é realizado por ONGs, com o apoio do governo do Amazonas, que é contra a obra do gasoduto Urucu-Porto Velho. O que deve ter de balseiro por trás dessa história “não ta no gibi”. Coisa de boto tucuxi. Gasoduto já!

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)