Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 28/04/10


 

Frase do Dia

"Os desafios de hoje exigem uma coordenação central. Hoje a PF fica solta, a Abin é um foco de problemas. Quem tiver uma verdadeira política para a segurança pública saberá que é necessário ter um ministério.” – Walter Maierovitch, secretário nacional Anti-Drogas da era FHC.

01-Quem tem padrinho não morre pagão

POLÍTICA & MURUPI 28/04/10 - Gente de OpiniãoAs crianças de Porto Velho estão com um padrinho forte. O MP chamou às falas os atores da ópera de terror que acontecia no Hospital Cosme e Damião. Da reunião saiu o compromisso de organizar uma estratégia de trabalho que permita solucionar o problema de superlotação no Hospital Infantil. O plano sairá de reuniões técnicas que serão realizadas em 10 dias, para direcionar atendimentos ambulatoriais, consultas e de baixa complexidade para unidades municipais. “Acreditamos que, a partir da adoção de tal medida, a superlotação no Cosme e Damião deva ser resolvida”, disse o Promotor da Saúde, Hildon Chaves, um “caboclo” tão forte quanto os santos gêmeos. Oni beijada!
 

02-STJ: uma decisão madura e corajosa

Primeiro o bem estar de uma criança e depois todo o resto, qualquer que seja. A Quarta Turma do STJ proferiu hoje uma decisão inovadora para o direito de família. Por unanimidade, os ministros negaram recurso do MP do Rio Grande do Sul e mantiveram a decisão que permitiu a adoção de duas crianças por um casal de mulheres. Está aberta uma avenida que permitirá o acolhimento das crianças abandonadas e outra para dignificar a vida dos homossexuais, na medida em que os seus direitos são, ainda que tardiamente reconhecidos. O ministro presidente João Otávio Noronha, diz: “Não estamos invadindo o espaço legislativo. Não estamos legislando. Toda construção do direito de família foi pretoriana. A lei sempre veio a posteriori”. Dia de glória para as crianças. Oni beijada!
 

03-Surpresas da semana

Hoje os caminhos e descaminhos da PEC da Transposição devem se cruzar e é provável que haja nova trombada. Carga no chão, hora de jogar tudo em cima e aproveitar para por Beron, Ceron e o que mais faltar e rumar em busca da MP salvadora. Amanhã o deputado Miguel Sena segue para o matadouro, acusado de infidelidade partidária. Para alguns, seu caso é igual ao do Euclides Maciel. Para outros, a ALE pode segurar no caso de decisão desfavorável. Mas lembro que não seguraram o Tucura. Hoje o STF decide o que é a Lei da Anistia, até onde ela vai e a quem atinge. TNT pura.
 

04-Fred Perillo esperando aviões

Fred Perillo, como todo menino maluquinho, continua fazendo das suas. Amanhã traz Vander Lee, um mineirin dos bão. Na sua música, suingue, harmonia e letra se ajustam de forma perfeita, tudo mais arrumado que abóbora na carroça em dia de feira. Vander Lee perdeu a cegonha, chegou atrasado e não fez o Clube da Esquina mas, a mágica e espírito do clube estão vivos nele. Deve ser um desses trem de mineiro que só eles entendem. Uma espécie de DNA atemporal indireto, sei lá... Ô dona minina, a senhora me dá uma Santa Rosa com cascudin de tiragosto, faz favor? Tô lá!
 

05-R.I.P. Ciro Gomes

O PSB e família daquele que em vida política se chamava Ciro Gomes, anuncia o seu falecimento, com o misericordioso desligamento dos tubos de alimentação partidária que o mantinham em estado de suspensão vital. O querido ente político foi vitimado por queimaduras em todo o corpo de primeiro, segundo e terceiro graus, após longa exposição em óleo de fritura, o que provocou danos irreparáveis inclusive ao seu cérebro. Debalde foram os esforços do partido, aliados do PT, da ex-ministra e pré-candidata Dilma Roussef e especialmente do presidente Lula na preservação da sua democrática postulação ao cargo de candidato a presidente da República. Descanse em paz Ciro.
 

06-Sujando o projeto Ficha Limpa

A “tchurma” não brinca em serviço e vai comento o projeto Ficha Limpa pela beirada. A novidade é do deputado José Eduardo Cardozo com outro texto no qual prevaleceu o veto ao registro eleitoral dos políticos com condenações por crimes graves, em instâncias colegiadas da Justiça, mas com a possibilidade de recorrer a instância superior suspender a inelegibilidade. Traduzindo: a tendência para deixar tudo como está é grande mas, alguma coisa irá passar e ser aprovado. O problema é que dificilmente irá valer para esta eleição de outubro. Enquanto o povo aperta e os políticos tentam se livrar, o TSE continua fingindo que é um gato morto e o povo que se exploda. Com ou sem ficha.
 

07-0,86% a mais e mais nada.

Depois de muito jogo de cena os aposentados ainda terão que esperar um tempo para comemorar. O governo aceita – a contragosto – dar um aumento de 7% ou seja, 0,86% acima dos 6,14% de sua conta e o Congresso vai tentar impor uma derrota elevando os 7% em mais 0,7%. Ou seja, a queda de braço é por míseros 1,56% de aumento para quem trabalhou a vida toda, contribuindo com seus parcos ganhos para a aposentadoria. Fazendo as contas, para quem recebe um salário mínimo, são mais R$35,70. É muita grana. Com ela, um velhinho comedido pode comprar 30 comprimidos de Captopril para reduzir a pressão arterial ou 5 litros de pinga 51para explodir de vez. Crueldade!
 

08-PP suíço

Ponto para Dilma Roussef. Tudo bem, o PT já tinha o PP nas mãos,mas...PSDB e DEM queriam tanto o PP na coligação pró Serra, que dariam a vice ao deputado Francisco Dorneles. A coisa ia bem encaminhada mas, o PP roeu a corda e declarou-se neutro. Com isso, Dilma que tem tempo maior na TV, travou a possibilidade de Serra conseguir mais alguns minutos. Não é pouca coisa. A grande vitrine dos dois candidatos é a telinha. Nela obras no papel passam a ser reais. Nela o photoshop faz milagres. Nela Lula vai estar ungindo a Dilma e colando Serra a FHC. Pela TV, mais que em outro veículo Serra, com menos tempo, vai se virar mais que charuto em boca de bêbado.
 

09-Eliane Catanhede e a saia justa

Desacostumado com perguntas da imprensa, o sargentão Hugo Chavez sifu, como diria seu colega Lula, quando a jornalista Eliane Cantanhede, questionou a data em que ele entregaria o governo – está há 11 anos – a um sucessor. Apalermado indagou se a pergunta era dela mesmo e recebeu como resposta que representava a imprensa brasileira. Aí o espertalhão se enrolou: “Eu não sei” e esclareceu que “no momento” não tem sucessor por isso não há um prazo definido. Aí “esclareceu” mais: pela Constituição de seu país, não há previsão para largar o osso enquanto houver carne. Para os babões de Sua Bolivariana Cavalgadura, uma bela demonstração de democracia relativa.
 

10-Vida inteligente contra o breu cerônico        

Hora de vaiar, vaiar. Hora de aplaudir, aplaudir. Estive ontem à tarde na Ceron para reclamar dos meus equipamentos que sofreram avarias durante o último apagão. Muni-me de toda paciência que nem tenho e preparei-me para perder horas de explicação e conversas com vários servidores, nem sempre com intenção de resolver meu problema mas ai, surpresa: em 15 minutos apenas, estava eu com o atendimento pronto e com a solução encaminhada. Ainda que mantenha a minha irritação com relação à falta de energia, reconheço os esforços da nova empresa, Eletrobrás Distribuidora, no relacionamento com o consumidor, uso de tecnologia compatível com seu volume de negócios e preparo técnico dos seus atendentes e corpo funcional. Enfim, uma luz no fim do túnel.  

Fonte: Léo Ladeia -    leoladeia@hotmail.com
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)