Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 29/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“...é inútil tentar identificar os mentirosos. Até porque todos são”. Jornalista Josias de Souza sobre os votos dos senadores na prorrogação da CPMF.

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Deu a lógica:

Pelas relações entre Cassol e ALE, esperar que a denúncia do procurador Antonio Fernando de Souza obtivesse acolhida para julgamento pelo STF, nem o seu mais emperdenido inimigo acreditava. Deu a lógica. Pela lei o governador só é processado se a ALE der autorização. E como já havia ocorrido antes, dessa vez Cassol fechou a porteira. Apenas para relembrar, o processo em questão tem ligações com o processo em que o senador Expedito foi cassado por compra de votos. Armação política argumentam. Mas o processo do senador Expedito continua.   

 

02-Segurança. Um caso de polícia:

Operações acontecem, mas a política pública de segurança do estado inexiste. “Onde estiver o homem sempre haverá um erro”, diz Cassol. Nada mais verdadeiro, mas com planejamento o erro é menor, digo eu. Coletes vencidos metralhadoras que não atiram, carros quebrados, policiais e viaturas sem rádios, e serviço de inteligência com efetivo comprometido. Claro que o desmentido virá, mas não diminuirá a percepção geral de que a segurança em Rondônia é feita de ações isoladas e não de um plano profissional, previamente estudado e implementado

 

03-Sem querer, querendo:

Durante uma fiscalização de rotina a Polícia Federal com o apoio da Polícia Militar apreendeu próximo ao garimpo do Roosevelt, 47 pedras de diamante em estado bruto. Fiscalização de rotina é imprevisível. É tudo ou nada. Falar sobre o garimpo é perder tempo. As máquinas estão lá e são de alguém. Ontem, dois pobres diabos foram presos. Mas o diabo chefe não. Fica longe do inferno com seus negócios, sem nota fiscal, impostos ou registros. Ou seja: Lá no Roosevelt, o inferno não é tão quente quanto se fala, nem o diabo tão feio quanto se pinta. 

 

04-Primeiro passo:

É o primeiro voto a favor de Rondônia no caso Beron. O ministro Raimundo Carreiro, relator do caso no TCU responsabilizou o BC pelas dívidas e a verdade começa a aparecer, como explica Valdir Raupp. A dívida do Beron consome hoje, R$ 10 milhões por mês, retidos do FPE. Mas a solução não será fácil. Ontem o processo enfrentou a primeira parada. O ministro Scherman pediu vistas por discordar do relatório. Méritos para o senador Expedito, patrono da causa e para o conselheiro do TCE de Rondônia, Valdivino Crispim, que o assessora.

 

05-Tem boi na linha:

O polêmico deputado Alex Testoni vai encarar o cartel de frigoríficos que age em Rondônia e já ganhou um parceiro de peso. O MP vai investigar a aplicação da lei Lei 1724/07 do próprio deputado, que obriga aos matadouros e frigoríficos a instalar balança mecânica ou terminal de pesagem blindado para a contraprova. Segundo Testoni, o desvio é tão grande, que os frigoríficos preferem pagar a multa a instalar o equipamento. No rastro da balança, ALE e MP vão avançar na investigação sobre a diferença de preço entre Rondônia e o resto do mundo.  

 

06-Renan do tamanho que é:

Dois náufragos em alto mar nadavam e rezavam. Um deles mais assustado fazia promessas: “Se eu me salvar, nunca mais vou beber, nem fumar, nada de festas, nada de sexo” e o outro perguntou: “Mas você quer se salvar pra que?”. Renan é o náufrago da promessa. Depois de lutar 8 meses para manter-se como presidente do Senado, Renan vai renunciar ao cargo para manter o mandato. Ficará do tamanho que é. Anjo caído, sem força, sem moral, sem trânsito no Palácio e até em seu estado. Mas pode recomeçar sendo o prefeitinho de Murici, sua terra.

 

07-Botando a prédio na chon:

Sete mortos na Fonte Nova, por culpa da falta de manutenção no estádio da Fonte Nova. Solução: demolir o estádio. Uma garota de 15 anos presa no Pará e seviciada por 20 homens. Solução: demolir a cadeia. Mensalão, máfia das sanguessugas e um acórdão para salvar os mandatos dos parlamentares. Solução: demolir o prédio do congresso, o que na prática não é possível por se tratar de monumento tombado, mas dá para tirar a corja de lá pelo voto. Se a moda pega, no Brasil não ficará pedra sobre pedra. ”A corrupção é o cupim da democracia”.  

 

08-Fala garoto:

Pesquisa feita com 3.010 adolescentes e jovens, com idade entre 15 e 19 anos, em 206 cidades de todos os estados do Brasil, mostra que a falta de segurança é o que mais causa vergonha no país, apontada por 20% deles. O estudo foi divulgado ontem pelo Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância - Unicef, Instituto Ayrton Senna e Fundação Itaú Cultural. Além da violência, os principais fatores que mais envergonham os garotos são os políticos, - 20%, a corrupção dos políticos - 9%, a corrupção geral - 8% e o desemprego - 7%.

 

09-Puxando a brasa para minha sardinha:

Sou suspeito, por fazer parte da Rede Record, mas não me furto ao comentário. O jornalismo da Record avançou muito e se consolida tanto na Record News como nos telejornais da rede. Ontem as câmeras da Record flagraram Renan, no plenário do Senado, com a lista dos senadores que vão lhe dar a absolvição. Faro jornalístico, independência, e compromisso com a notícia. Ótimo para o jornalismo de uma forma geral, vez que o crescimento da Record faz com que as outras emissoras invistam mais para não perder espaços ou consolidar posições

 

10-Oxigênio para o gás:

As comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e de Minas e Energia discutem hoje o Gasoduto Urucu-Manaus até Rondônia. Além de representantes do Ministério de Minas e Energia, Petrobras, Eletrobrás, Eletronorte, Rongás e Casa Civil, de Porto Velho estarão presentes: Fiero, CREA/RO, Rongás, Sindicatos das Emissoras de Rádio e TV, dos Taxistas, dos Urbanitários, dos Engenheiros, estudantes, vereador Kruger Darwich e o deputado estadual Jesualdo Pires. E nós daqui com a velha bandeira. Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)