Quarta-feira, 31 de outubro de 2007 - 15h15
POLÍTICA & MURUPI
Frase do Dia
"Só não rouba quem não quer"- Lucas Furtado, procurador do Ministério Público no TCU, sobre a falta de fiscalização no repasse verbas às ONGs.
Pauta Política de
01-Garimpo do Madeira:
22 presos, 34 dragas, mais 70 dragas fora de operação,
02-Outra justa reclamação:
Partiu do deputado Moreira Mendes que considera ilegal e abusiva a inclusão de devedores que estejam inscritos na dívida ativa. Para Moreira, o governo não pode sacrificar direitos individuais sob a alegação de melhorar a arrecadação. A Fazenda Pública detém uma série de prerrogativas para execução de seus créditos, inclusive o CADIN. "Mandar contribuintes para a Serasa é uma forma de pressão e coerção, ilegal e abusiva. Muitos enfrentarão restrições para créditos, financiamentos, parcelamentos e até talões de cheques." Justo.
03-A infidelidade ao alcance de todos:
Depois de investir no troca-troca de partidos e cooptar parlamentares para fortalecer a base aliada, o Palácio do Planalto opera a consolidação das conquistas, tudo por conta da CPMF.
A idéia é buscar, garantias legais para manter os saltitantes César Borges, Tuma e Lobão e votar uma emenda para regular o troca-troca partidário, dando tranqüilidade a quem mudou de legenda e ao governo, que precisa do voto dos dissidentes para a CPMF. O pau para toda obra, Mares Guia, fez o esboço de proposta, com três pontos, além do troca-troca.
04-Uma solução cirúrgica:
"A região que chamam de Sul Maravilha sofre com a falta de investimentos na Saúde. Não há remédios, equipamentos e estrutura suficiente para atender à população carente. Mesmo depois da CPMF, que deveria ser a contribuição para a Saúde, a situação continua caótica. Paulo Bernardo ouviu esse desabafo da classe médica do Paraná, mas saiu da reunião com uma sugestão: "Em outros países existe a adoção e doação a entidades de Saúde. O governo poderia incluir no plano os incentivos fiscais uma prática similar no Brasil". Gostei.
05-A culpa é da vaca:
Voltando à vaca fria...O que estará acontecendo? Ao leite era comum adicionar água e até com lambari como conta a avó do Zé. Piadas sobre morenas que tomam leite, loiras e não entendem a piada surgem na internet, mas o caso é mais sério. Por conta do crime só agora descoberto, um filão das exportações - o leite brasileiro - pode enfrentar problemas. Além dos possíveis cancelamentos de contrato, uma redução no preço geral. Advogo o banimento das marcas além das penas pelo crime, para todos os envolvidos. E olha que ainda é barato
06-Em pé de guerra:
Os cinta-larga ameaçam reagir com violência caso a PF faça outra operação no Roosevelt para conter o roubo de diamantes. Por um advogado, prometem usar flechas envenenadas, lanças e armas de fogo para resistir à entrada dos policiais. Três escavadeiras estão lá no garimpo. Como entraram, quem é o dono, não se sabe. Onde estão as ONGs ambientalistas que se calam? Não dá para aguardar calado a próxima chacina, num estado dentro do outro. Que a PF acabe a farra e que se legalize o garimpo. O deputado Amorim está certo.
07-Cuidando do bisqui:
Com o carinho que se dispensa à louça da vovó, Lula cuida de Dilma Roussef, que se cacifa para disputar sua sucessão. Convalescente, a ministra nunca esteve tão forte. Na hipótese de não demover o PT de candidatura própria, Lula trabalha discretamente para viabilizá-la, protegendo-a da disputa político-partidária, aconselhando-a a se expor menos e impedindo-a de centralizar as ações do governo como fez Zé Dirceu. Se o PAC der certo e a economia crescer em torno de 4,5% Dilma Rouchefe será a Chefe o nome mais forte do PT na briga.
08-Não é choro. É dor:
De uma lapada só, como ele gosta de dizer, Sílvio Santos, Zé Katraca, o menino de São Carlos, amo de boi, chorou e nos fez chorar a todos em sua coluna de hoje. Não o berreiro de menino. O choro do homem, do artista, do jornalista, do portovelhense sentido, magoado, sofrido, que luta pelo espaço cultural. Fechar as portas do Cine Resky causou-me o impacto duma castanheira ou samaúma abatidas pela motosserra. O futuro é um profeta com os olhos para trás, lembrou-me Hamilton Casara. Sem passado não há futuro concluo triste.
09-Mais uma invasão e de novo, tudo parado:
Desta vez porém não foi na BR 364. Os manifestantes sequer foram vistos. Apenas a marca, a assinatura contra a corrupção foi deixada. Mais uma vez no mesmo local. Mais previsível que frase de político, o site do Governo do Estado de Rondônia foi de novo invadido por hackers. Fácil, não? É assim mesmo, dizem alguns. Não é bem assim dizem os técnicos. Se o sistema é vulnerável a esse ponto e não é a primeira vez -, o que mais pode estar acontecendo? Qual a confiabilidade para a guarda de dados de todos nós?
10-Oxigênio para o gás:
A Petrobras reduziu o fornecimento de gás para as companhias CEG, CEG-Rio e Comgás, afetando o abastecimento
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol