Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...'



Frase do Dia:



“Quem não deve, não teme”.Senador Pedro Taques do PDT MT sobre a guerra das togas.

'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião


01-Voltando ao mundo real

Meia noite. Estouram fogos, champagne, abraço, votos de feliz natal, troca de presentes, ceia e parece mágica. Há espaço para muita coisa como relevar ressentimentos e esquecer ofensas. Hoje é dia de voltar à vida real sem abraço e o desejo sincero – naquele momento era – de que a felicidade seja um bem comum a ser partilhado. Com um leão para matar todo dia, pensar no outro e desejar-lhe “tudo de bom” só mesmo na noite de natal. Mas não se aflija. Você terá nova chance e a vida lhe dará mais uma noite mágica no dia 31 de dezembro. Vê se aproveita e comece aprendendo que viver não é apenas acumular. Divida-se para se multiplicar. Boa sorte!


'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião02-A guerrilha da ALE I

O salário com gratificações é bem acima da média, há gente para fazer a parte braçal, o grupo é formado por 24 escolhidos para execução de dois objetivos claros: legislar e fiscalizar. Não se exigem cursos de formação ou diplomas e o escolhido só precisa saber ler e escrever. Mão de obra sem qualificação e com segurança absoluta. No exercício do cargo o escolhido é imune e só é demitido pelo próprio grupo. Não bate o ponto e pode exercer outras atividades. Como se pode ver, ser deputado é o emprego dos sonhos de qualquer um. Mas o que ocorre quando o deputado chega à ALE? A maioria esquece que está ali para cumprir dois objetivos propostos.


Gente de Opinião03-Guerrilha na ALE II

Dentre os 24, um irá presidir a Casa. A escolha poderia ser feita tomando por base a votação, a bancada partidária, o seu poder de convencimento, mas sempre como uma decisão de grupo e não sua. Aqui começam os problemas e a porca torce o rabo. “Quem tem põe, quem não tem tira”. Quem tem grana parte para comprar o apoio com dinheiro vivo. A prática é conhecida e se repete a cada legislatura. Junto ao convencimento pequenas inovações foram incluídas a cada ano. Um exemplo é o “ritual da camarinha”: os apoiadores ficam confinados em local incerto e só sabido por quem comprou os votos, sem contato com o mundo exterior, para evitar que algum aventureiro acene com uma proposta mais rentável. Tudo bem republicano.


Gente de Opinião04-Guerrilha na ALE III

Como tudo que é ruim pode ser piorado, de novo a Mesa Diretora da ALE é o centro dos mais republicanos interesses. Com a prisão do presidente Valter Araújo e o afastamento de quase que a totalidade dos membros, a Mesa ficou sem pernas, mas não acéfala. Pela lei, assumiria como assim o fez, o vice-presidente e o regimento, em consonância com sentenças judiciais de afastamento de antigos detentores de cargos faria o resto. 30 dias se passaram e até agora só missa encomendada pela imprensa. Recompor a Mesa é fácil. Hermínio terá que sorrir ou fazer alguém sorrir. É tudo uma questão de poder de convencimento, se é que me fiz entender.

'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião


05-Para não esquecer

As chuvas chegaram formando rios onde havia asfalto ou algo parecido – existem pontos onde ele é tão ruim que deveria ter outro nome – mostrando que nossa capital ainda deve muito a seus moradores em termos de serviços públicos e que os moradores devem muito em termos de educação e cuidados. Mais um ciclo econômico se encerrará com o fim das obras das usinas e seguramente jamais veremos tanto dinheiro sendo carreado para nossa cidade como agora. Viadutos e serviços de água e esgoto são não apenas obras paradas mas lembretes à espera de nossa decisão. Quem elegeremos para governar nossa cidade? Mais que nunca, o próximo prefeito não pode ser qualquer um. E pelos nomes que estão sendo postos, dá até tristeza...


'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião06-Rachando o bico

Fim de ano e o Senador Ivo Cassol abriu a temporada de bater o bumbo pelas emissoras de TV (Vídeo AQUI) e rádios. O alvo da pregação não seria outro. Confúcio Moura e sua administração recebem do senador Cassol uma saraivada de adjetivos e adjetivações extremamente pertinentes segundo a sua ótica. Para variar, o discurso estava na ponta da língua com todos os chavões sem faltar nenhum no devido lugar. Extremamente criativo e cheio do espírito natalino, Cassol chegou ao final da entrevista no Câmera 11, pedindo a todos que oram por ele para que orem também pelo Confúcio. Convalescendo da cirurgia na boca e mesmo sem poder, rachei o bico de rir.

 

 

 


 

'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião

07-Encurralado

O STF empurrou o pedido de habeas corpus do deputado Valter Araujo para julgar noutro mês, possivelmente feereiro. Os comentários da “rádio corredor” é que o habeas corpus sairia antes do fim ano e o deputado que já estava fora do xilindró apenas se apresentaria à autoridade policial para por fim ao mandato de prisão em aberto. Como a coisa saiu diferente, restam-lhe dois caminhos: primeiro é continuar fugindo e caçado pela PF até a prisão em alguma hora e o segundo, é se entregar e voltar à prisão. Não são extamente opções para alguém determinado e focado como era o deputado Valter com uma vida política brilhante pela frente. Seu futuro é nebuloso e o presente se resume numa frase: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.


 

'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião

08-Isacão se foi

Conheci Isac Bennesby em 1991 numa das muitas viagens que fiz à Guajará-Mirim. Com ele fui pela primeira vez a “la banda” e testemunhei a gratidão e carinho dos bolivianos por Dom Isac, figura tão querida aqui quanto lá. Bonachão, arteiro, generoso, corajoso e sonhador. Isac era encantador, mas o que nos aproximou foram nossos filhos que ficaram amigos e se visitavam. Estivemos juntos pela ultima vez durante a campanha para governador. Isac era o mesmo, mas sua fortuna encolhera, o que não lhe tirava o brilho nos olhos se o tema era política. Com Isac espero que se feche um ano de perdas de amigos queridos e cada um que se vai me deixa com a sensação de que minhas raízes vão se aprofundando, me fixando...


'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião09-Eliana Calmon ou Eliana Coragem

Republico na íntegra o comentário do leitor Eli Feijó no site do Cláudio Humberto: “Cresce minha convicção de que a Sra. Eliana Calmon pode ser uma opção para esse país. Depois de ver sua determinação e sua firmeza, acabei convencido ao notar que ela já se tornou alvo de ataques orquestrados, e isso é um bom sinal. É muito fácil constatar: os apedrejadores da ministra são os consuetudinários e ferozes defensores da mais ilibada classe de brasileiros. Eles defendem com unhas e dentes a casta que "junta" Sarney, Collor, Barbalho, Lula, Havelange, Ricardo Teixeira e outros expoentes da "probidade brasileira". Enquanto isso, voltam a artilharia pesada contra a Sra. Calmon. Ótimo para ela, melhor para o Brasil.”. Assino embaixo.


'...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come...' - Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas

Amanhã, 28, a Usina de Santo Antonio começa a gerar energia. Já pensou se os responsáveis pela obra dos viadutos de Porto Velho estivessem construíndo a Usina? O governador Confúcio Moura esteve no programa Câmera 11 na esteira do senador Cassol. Será que Confúcio mudou o estilo e vai partir para o bateu levou? De que vale para o Brasil ser a sexta economia mundial com IDH baixo, sem educação, com a corrupção generalizada, sem esgotos, sem água tratada e com o povo morrendo de tuberculose, lepra, malária, dengue, morando embaixo de pontes e viadutos?

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)