Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot


 

FRASE DE HOJE:

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

“Essa Dilma não tem lógica. Ela deixa o governo para viajar para Nova York. E quem assume é o vice-presidente Michel Temer, que segundo ela, é o suposto golpista. Mas quando ela voltar, no sábado, reassume o governo no lugar do vice. Então, que golpe é esse?” Geddel Vieira Lima do PMDB.



01-Fígado

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

Dilma, um pote até aqui de mágoa, depois de tanto zoeira quer ir à forra. Ocorre que de tanto falar que querem apeá-la do poder via golpe, ela e ou séquito acreditaram na própria patranha e tanto que teria resolvido por a boca na tuba e soprar a potoca no plenário da ONU. Se fosse o criador poder-se-ia inferir que o”delirium” é “tremens”, mas como a criatura parece ser abstêmia, o caso é sofrência do fígado, maus bofes e ira. Isso não vai dar coisa que preste.



02-Dedos nervosos

Dedos nervosos estão apontando em delações premiadas o que ainda resta de segredos sobre os crimes e os bandidos fisgados pelo juiz Sérgio Moro. Mônica, mulher do propagandista João Santana rodou seu indicador e entregou o caixa 2 das campanhas de Dilma (2010), Lula (2006), Fernando Haddad (2012), Marta Suplicy (2008) e Gleisi Hoffmann (2008). Aí pintou um jacaré escondido embaixo da cama. E quem é? Quem... Ele! Guido Mantega. E vem mais pelaí.



03-21 de abril: o dia na história

Em 1792 morre Joaquim José da Silva Xavier,Tiradentes. Entra para a história o herói libertário, a voracidade do governo sobre a riqueza nacional – 20% do ouro das minas – nos dias atuais é o dobro – e Silvério dos Reis, o traidor que fez a delação premiada - a coisa é velha - para obter o perdão de dívidas. Em 1960 Brasília, a Ilha da Fantasia, torna-se real. Em 1985 morre Tancredo Neves e com ele quase morre a democracia que brotava. No mesmo dia e ano saí da Bahia para dar uma volta e apoitei aqui. Tô muito bem de parceiros. É nóis na fita véio!

 



04-Trocando o discurso

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

No Senado, a “tchurma do não vai ter golpe” juntou mais de meio kg de artigos internacionais e deitou o cabelo na tribuna. Feito incomum já que de The New York Times a periódicos latinos a linha era a mesma.; Mas hoje a “cabôca Jurema” resolveu dar a volta e agora a ala da “izquierda ex-tudantiu” que tem como ponta de lança o senador Lindbergh Farias vai ter que dar tratos à bola para adaptar o discurso de ontem. The Economist, que já havia dedicado duas capas ao país mostrando o Cristo Redentor, volta ao tema. The betrayal of Brazil – a traição do Brasil – traz o olhar do desalento e nos leva a refletir sobre traídos, traiçoeiros e traições.

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

 


05-Serviço mal feito, fiscal negligente

“Caia a tarde como um viaduto.” Bosco e Blanc cantaram o inferno da repressão da era Médici ancorando-se na queda do viaduto Paulo Frontin. Lembrei a tragédia do edifício Palace II, do viaduto em construção em Belo Horizonte, da barragem de Mariana, das mortes nas estradas e em particular as da BR-364. Ora, o que há com as obras públicas no Brasil? Temos expertise e somos referência mundial em engenharia, mas a corrupção e/ou leniência jogam o produto caro no lixo. No Rio de Janeiro uma ciclovia recém-entregue caiu como um viaduto. Sobraram mortes e a certeza das dúvidas sobre qualidade e fiscalização de obras públicas no Brasil .

06-A lista

O nome do juiz Sérgio Moro está em várias listas. A “Times” o cita como uma das "100 pessoas mais influentes" do mundo. A revista "Fortune aponta Moro como 13º mais influente para transformar o mundo", mas por aqui há outra lista pedindo que o Conselho Nacional de Justiça abra um processo disciplinar em função do vazamento dos grampos de Lula. Assinam o pedido os senadores da base aliada do governo Ângela Portela, Donizeti Nogueira, Fátima Bezerra, Regina Sousa, Humberto Costa, Paulo Rocha, Lindbergh Farias, Gleisi Hoffman, Jorge Viana, José Pimentel, Lídice da Mata, Roberto Requião, Vanessa Grazziotin e o Telemário Mota.


07-Uma coisa puxa outra e...

As revistas de fim de semana que compõem a chamada grande imprensa ou imprensa golpista estão com os trabucos cuspindo fogo. Delações de todos os tipos e para todos os gostos estão encostando toda classe política no alambrado. A Época em particular mirou o Temer a partir da delação de José Antunes Sobrinho dono da construtora Engevix e o “tiozinho” pode acabar se transformando no por-pouco-ex-quase-futuro presidente da república. E o Sobrinho ainda mirou mais tios e tias: Renan, Erenice Guerra, Dirceu e o ex- da Dilma, Carlos Araújo.

08-Efeito dominó

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

Falando hoje na Brazil Conference do Massachusetts Institute of Technology, Rodrigo Janot, o procurador-geral da República admitiu a possibilidade do afastamento da presidente Dilma, mas não quis comentar sobre um governo nas mãos do hoje vice Michel Temer. "Vamos viver uma agonia cada dia", ironizou. Sobre Eduardo Cunha Janot foi duro: "Nós enviamos várias denúncias contra ele e mais duas devem ser consideradas em breve pelo Supremo. Não podemos admitir que o terceiro homem na linha sucessória tenha um passado como o dele".

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

09-Mais um pouco disso aí

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

O STF autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador José Agripino do DEM, do seu filho Felipe Maia e mais 14 pessoas no inquérito sobre um "complexo" esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República com decisão do ministro Barroso e retorna aos anos de 2010 a 2015, para investigar pagamento de propina da OAS ao nobre senador durante a construção da Arena das Dunas, para a Copa do Mundo. em Natal usado na Copa do Mundo de 2014.


10-Zé de Nana e a viagem

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

Ao saber que Dilma viajou para a ONU, Zé de Nana que é fraco de geografia disse: “Quebrada e vai viajar. Onde fica a ONU? Se fosse Estados Unidos ou Rússia dava pra tomar um empréstimo pra sair do buraco. A ONU não tem dinheiro. A crise vai voltar na mala. É capaz de piorar”!

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião

'Vamos viver uma agonia cada dia', diz Janot - Gente de Opinião


leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)