Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 - 12h48
Será realizado neste sábado (03) das 8 às 12 e das 14 às 19 horas e no domingo (04), das 8 às 12 horas, no Hotel Rondon Palace, o Workshop “Modelo DIR FLOORTIME” para Autistas, ministrado pela fisioterapeuta Helena Gueiros do Rio de Janeiro. O workshop tem como público alvo profissionais da educação, saúde e interessados na temática.
A palestrante também é pós-graduada em psicomotricidade, terapeuta DIR/Floortime advanced provider, formação técnica em integração sensorial pela SPD Foundation, coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento Infantil da Faculdade Redentor (RJ), docente da Graduação da Faculdade Redentor e criadora do Circuito Online de Palestra Sobre o Autismo (Conpsau).
O método DIR FLOORTIME foi desenvolvido pelo psiquiatra infantil Stanley Grenspan. A sigla DIR significa: Desenvolvimento Funcional Emocional, Diferenças Individuais e Relacionamentos. Já Floortime ( ao pé da letra: tempo no chão). Trata-se de um método de tratamento que leva em conta a filosofia de interagir com uma criança autista.
Este método é baseado na premissa de que a criança pode melhorar e construir um grande círculo de interesses e de interação com um adulto que vá ao encontro da criança independente do seu estágio atual de desenvolvimento e que o ajuda a descobrir e levantar a sua força.
A meta é a plenitude do desenvolvimento emocional e intelectual da criança dentro dos seis marcos básicos: noção do próprio eu e interesse no mundo; intimidade ou um amor especial para a relação humana; a comunicação em duas vias (interação); a comunicação complexa; as ideias emocionais e o pensamento emocional.
A criança autista tem dificuldades em se mover naturalmente através desses marcos ou subir esses degraus devido a reações sensoriais exacerbadas ou diminuídas. No método Floortime os pais entram numa brincadeira que a criança goste ou se interesse e segue aos comandos que a própria criança lidera. A partir dessa ligação mútua os pais ou o adulto envolvido na terapia são instruídos em como mover a criança para atividades de interação mais complexa, um processo conhecido como “abrindo e fechando círculos de comunicação”.
Além disso, esse método não separa ou foca nas diferentes habilidades da fala, habilidades motoras ou cognitivas, mas guia essas habilidades propriamente, enfatizando o desenvolvimento emocional.
Fonte: Liliane Martins de Melo
Evento IncluTEA começa neste fim de semana no Porto Velho Shopping
Nos dias 30 e 31 de março, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo que é celebrado no dia 2 de abril, o Porto Velho Shopping, será p
Em alusão ao Dia 2 de Abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma intensa programação está sendo realizada por di
Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta
No dia 2 de abril, sábado, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas dando início às atividades alusivas à data, o Centro Mul
Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas
Após quase dois anos funcionando com atendimentos online, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA ) retoma gradativamente, seu