Quarta-feira, 3 de abril de 2019 - 13h41
DW – A jurista democrata Lori Lightfoot foi eleita nesta terça-feira (02/04), por ampla maioria, prefeita de Chicago. Ela será a primeira negra a comandar a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos e foi eleita com 73,8% dos votos, derrotando a também negra e democrata Toni Preckwinkle, presidente do Partido Democrata em Illinois.
“Hoje nós não apenas fizemos história, mas iniciamos um movimento de mudança”, disse a nova prefeita, de 56 anos, que é ex-procuradora federal e advogada, em discurso ao lado da esposa e da filha. Lightfoot será também a primeira mulher abertamente homossexual a governar a cidade.
Desde 1837, a cidade, hoje com 2,6 milhões de habitantes e conhecida por uma forte divisão racial, havia eleito somente um prefeito negro e somente uma prefeita.
A nova prefeita, que nunca ocupou um cargo público e se apresentou como outsider durante a campanha, assumirá uma cidade com altas taxas de criminalidade, brutalidade policial, corrupção endêmica, déficit financeiro e falta de recursos para a educação pública.
“Quando começamos nossa campanha, ninguém confiava nas nossas possibilidades. Agora, vejam aonde chegamos”, acrescentou a prefeita eleita, que prometeu colocar “os interesses de todos os moradores da cidade acima dos interesses de alguns poderosos”.
Em 2018, Chicago registrou 561 assassinatos, cem a menos do que no ano anterior, mas mais do que Nova York e Los Angeles – as duas maiores cidades dos Estados Unidos – juntas.
Preckwinkle reconheceu a derrota já na noite de terça-feira. “Esta é claramente uma noite histórica, pois, até pouco tempo atrás, duas mulheres negras num segundo turno para a prefeitura seria algo impensável”, declarou a candidata derrotada, que é política de carreira e vista como representante do establishment.
As duas candidatas, ambas da ala esquerda dos democratas, competiram com programas reformistas progressistas e promessas de fazer uma limpeza no governo da cidade e reduzir as desigualdades econômicas.
Participaram do segundo turno apenas 29% do 1,5 milhão de eleitores, número bem abaixo dos 34% que haviam comparecido às urnas em fevereiro, quando houve o primeiro turno, com 14 candidatos na disputa.
Lightfoot sucederá Rahm Emanuel, ex-chefe de gabinete do presidente Barack Obama. Ele decidiu não tentar o terceiro mandato após ter a imagem política arranhada no caso Laquan McDonald. Em 2014, um policial branco efetuou 16 disparos contra McDonald, um negro de 17 anos que portava um faca. Meses depois, a divulgação de um video que mostra a morte do jovem inflamou a população e desencadeou meses de protestos. Emanuel foi acusado de tentar encobrir o caso. Em janeiro deste ano, o policial foi condenado a seis anos e nove meses de prisão.
LE/efe/ap/afp
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima