Domingo, 2 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A SENSAÇÃO É DE EXÍLIO DENTRO DO PRÓPRIO PAÍS


A SENSAÇÃO É DE EXÍLIO DENTRO DO PRÓPRIO PAÍS - Gente de Opinião

Viveremos, agora, um sentimento de exílio dentro do próprio país. É diferente da ditadura, pois ali o inimigo era evidente, plano e autoexplicativo.

 

Mais que Bolsonaro-Moro, o inimigo hoje é o bolsonarismo, esse sentimento de ódio e de vingança que atingiu todas as classes sociais da Bahia para baixo.

 

Seremos exilados dentro da nossa própria pátria, num sentimento de desterro que extrapola o medo da violência do Estado – a violência está dentro das pessoas desta vez.

 

Será preciso muita arte, muita música, muita cultura, muita ciência, muita coragem para atravessarmos essa travessia do medo.

 

Mas, como tudo neste mundo, se fizermos a nossa parte, se produzirmos as nossas pílulas de civilização clandestina, o reencontro soberano vai acontecer.

 

Eu faço questão de dizer sempre: pessoas de caráter crescem na adversidade. Façamos jus ao enunciado.

 

Eu continuo sem medo e com um sorriso imenso pela vitória moral de sempre.

 

Também celebro os amigos que fiz nessa jornada difícil. Agregar-se em torno de uma causa é um processo virtuoso, que emana poder de mobilização e reflexão. A força espiritual e política que daqui brota é avassaladora – e digo isso sem nenhum receio de errar.

 

A resposta a tudo isso está em curso. Somos história. O fascismo está do outro lado e ali a vergonha será tanta que nem amizades eles terão para comemorar.

 

Viverão escondidos, denegando as próprias existências e identidades, auto apartados do mundo da civilização.

 

Não fico feliz com isso, pelo contrário. Tenho pena, comiseração.

 

Celebro a minha vida, as minhas escolhas que me custaram e custam muito e que, por isso mesmo, são mais saboreadas que a simples deriva social impregnada de convenções e aparências.

 

O momento é para crescer internamente. Vamos aceitar o fato de que somos uma geração decisiva para o nosso país e que vamos recobrar a nossa democracia com amor, firmeza e autoestima.

 

Se Haddad vencesse, o desafio seria o mesmo, porque o bolsonarismo estaria vivo.

 

Que aceitemos esse desafio. O país é do povo, não de um grupo de odiadores desgarrados.

 

https://www.brasil247.com/pt/colunistas/gustavoconde/374295/A-sensa%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-de-ex%C3%ADlio-dentro-do-pr%C3%B3prio-pa%C3%ADs.htm

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria

Neste carnaval, a Ecoporé uniu-se ao bloco Pirarucu do Madeira para lançarem a campanha “para cada folião, uma muda plantada”, com a finalidade de b

Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade

Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade

Com 32 anos de fundação e como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Velho, o bloco é conhecido como o mais democrático.Isso se dá ao formato do seu

Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia

Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia

Aos 32 anos o bloco que é Patrimônio Cultural de natureza Imaterial da capital, se prepara para mais um carnaval.Serão vários eventos pré-carnavalesc

Compositor e sambista Toninho Tavernard lança novo álbum musical

Compositor e sambista Toninho Tavernard lança novo álbum musical

Neste dia 15 de janeiro, o cantor e compositor Toninho Tavernard estará lançando seu novo álbum musical em todas as plataformas digitais. Será um E

Gente de Opinião Domingo, 2 de março de 2025 | Porto Velho (RO)