Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Aposto que ele não dá a mínima pra homenagens, mas merece


Gente de Opinião

Lazinho da Fetagro pede título honorífico
ao bispo dom Antônio Possamai

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) oficializou pedido e os demais parlamentares aprovaram a concessão do título de honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao bispo dom Antônio Possamai pelos serviços prestados ao Estado.

Sobre o histórico de dom Antônio Possamai, o parlamentar informou que ele nasceu em Santa Catarina, na cidade de colonização italiana de Ascurra. Sua profissão religiosa teve início em 31 de janeiro de 1948 e sua ordenação presbiterial em 8 de dezembro de 1957.

Cursou filosofia, teologia, renovação teológica e espiritualidade na Venezuela, foi diretor de estudos, pároco e vigário paroquial. Vice-provincial dos salesianos em Porto Alegre (RS) e provincial em Recife (PE).

Sua história em Rondônia iniciou quando o processo de oficialização eclesiástica da Diocese de Ji-Paraná começou, em 1978, quando foi criada a Prelazia de Rondônia e sua constituição oficial e instalação jurídica em 1983. Com isso, Possamai foi nomeado primeiro bispo diocesano em 4 de março de 1983.

Exerceu muitas atividades a serviço da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), como a presidência do serviço pastoral dos migrantes, presidente da Regional Norte I, vice-presidente da Comissão episcopal para a Amazônia, membro delegado da Conferência de Aparecida (Celam), exercendo o trabalho pastoral na Diocese de Ji-Paraná até 11 de abril de 2007, tendo como lema “o Senhor enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres”.

Foram, no total, 24 anos dedicados por dom Antônio Possamai (1983 a 2007) à frente da Diocese de Ji-Paraná, onde semeou esperança, atuando na defesa dos sem-terra, dos direitos humanos, dos índios, das comunidades e do meio ambiente, além de imenso trabalho social.

Lazinho finaliza afirmando que Possamai buscou sempre responder aos desafios da realidade local, procurando unir fé e vida, sempre se pronunciando com sabedoria. Hoje, aos 85 anos de vida, reside em Porto Velho, na Paróquia São João Bosco, em Porto Velho, “mantendo seu testemunho de fé, bondade, cordialidade e principalmente, sua colegialidade espiritual”.

ALE/RO – DECOM – [Geovani Berno] Foto: Ana Célia  /  Blog da Luciana

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)