Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Apresentador da RedeTV culpa vítimas de estupro pelas roupas que vestem


Apresentador da RedeTV culpa vítimas de estupro pelas roupas que vestem - Gente de Opinião

Em reposta a uma internauta sobre como evitar um estupro, o apresentador Wilson Rodrigues conhecido como ‘Pica-Pau’ sugeriu: “É só você usar roupa curta normal e ir numa festa de gente decente que tu não vai”.

Ele disse isso ao vivo no programa Plantão de Polícia da RedeTV de Ariquemes nesta segunda-feira, 31, ao comentar uma operação da polícia que acabou com uma festa clandestina em razão da pandemia, envolvendo bebidas e menores.

Veja o vídeo:

Em tom de deboche o apresentador ridicularizou campanhas virtuais que utilizam hashtags para chamar atenção às causas das mulheres.

“A fala do apresentador Pica-Pau, dita de forma irresponsável e absurda em um programa sensacionalista de Ariquemes, no Estado de Rondônia que figura no topo do ranking de crimes contra as mulheres, choca e revolta. Mais uma vez, as meninas e mulheres, maiores vítimas da violência doméstica e social, são criminalizadas e culpabilizadas pelos crimes que lhes ocorrem. O apresentador zombou da hashtag ‘mexeu com uma, mexeu com todas’, e disse que não adianta as meninas e suas mães reclamarem violência se usam maquiagem e se vestem com shorts curtos. Estarrecedora a cara de pau do apresentador sensacionalista que além de sexista, presta para a sociedade um verdadeiro desserviço”, criticou a advogada Carolina Zemuner, apresentadora de podcast feminista PPKast.

Com ironia e sem nenhum compromisso com a verdade, pois ignorou dados estatísticos para falar sobre o crime de estupro, ele culpou as vítimas por usarem roupas curtas demais.

“Tem umas menininhas de 13 e 14 aninhos que se ‘maqueia’ e veste umas roupas muito comportadas…não tem o short jeans? Elas não usam o short, usam o cós do short. Ficam parecendo rapariga, moça, e vão para esses ‘lugar’, dessas festinhas, enche a cara, fica bêbada, cai na piscina, morre ou enche a cara e é estuprada por um monte de moleque”, disse Wilson.

Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública feito em parceria com a Unicef divulgado em 2021 revelou que cerca de 100 crianças e adolescentes de até 14 anos são estupradas por dia no Brasil.

A opinião de Wilson Rodrigues de que a roupa e o comportamento de crianças e adolescentes podem estimular o estupro não encontra respaldo em nenhum estudo sobre o crime.

Ao contrário do que o apresentador reproduz como desinformação e estímulo ao crime, na maioria das vezes o estupro ocorre na residência da vítima e é praticado por pessoa conhecida. Não há qualquer associação do crime à roupa no perfil traçado das meninas que representam 86% das vítimas de estupro.

O mapeamento mostrou que 179.277 estupros ocorreram entre 2017 e 2020 e que a subnotificação torna o cenário de violência sexual contra menores ainda mais grave.

Para Denise Campos, coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente,  é necessário acionar o Ministério Público para que seja proibido esse tipo de fala que só estimula o estuprador a agir.

“A pessoa nunca é culpada por ter sido vítima de qualquer violência, muito pelo contrário. E se tratando de criança e adolescente que está num processo peculiar de desenvolvimento requer proteção e a responsabilidade é sempre do adulto. Não cabe nenhum tipo de julgamento moral sobre o fato de uma adolescente fazer uso de bebida ou de droga, pois isso é um sinal de que ela precisa de ajuda, de proteção”, alerta Denise.

Os coletivos feministas, de defesa da mulher e das crianças e adolescentes defendem boicote dos patrocinadores do programa.

Após falas homofóbicas, foi o que aconteceu com o apresentador de um programa semelhante nacional, Sikêra Júnior, que sofreu intensa campanha de desmonetização, perdeu dezenas de patrocinadores e causou prejuízo à emissora.

Uma petição em repúdio às falas do apresentador já está circulando na internet.

Acesse: https://secure.avaaz.org/community_petitions/en/ao_ministerio_publico_da_cidade_de_ariquemes_e_org_nota_de_repudio_publica_dos_cidadaos_de_ariquemes_ao_apresentador_wilson_rodrigues/?zxFxXdb

RedeTV se pronuncia sobre fala de apresentador que culpa vítimas de estupro por roupas curtas

Apresentador da RedeTV culpa vítimas de estupro pelas roupas que vestem - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)