Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017 - 05h02
Está agendado um Ato Em defesa da Família (dia 04/02) e uma reunião com o prefeito, vereadores e lideranças religiosas de Ariquemes pra definir quem pode usar e quais eventos podem ser realizados na Praça da Bíblia.
O anúncio está na página do facebook do vereador Amalec da Costa, o mesmo que liderou a cruzada moralista pra impedir o uso de livros didáticos com temas como homossexualismo e diversidade familiar na rede pública de ensino.
Foi ele também que anunciou a compra de outros livros por meio de uma vaquinha com empresários, em resposta ao TAC sugerido pelo do Ministério Público para impedir a censura e destruição de livros produzidos pelo Ministério da Educação.
No centro da nova polêmica, ele declarou que o uso seletivo da praça “além de gerar entretenimento aos munícipes, a presença da população de forma ordeira irá inibir ações de vandalismo a estruturas pública.”
Não é de hoje que evangélicos reclamam exclusividade para realizar eventos na praça que tem banheiro, bancos, arquibancadas, camarins e até um palco pra shows.
Uma obra que resultou de convênio entre a prefeitura e o governo do estado e que as lideranças evangélicas não admitem que seja utilizada em evento que não seja religioso.
Consta no portal da prefeitura que a área foi doada em 2005, através da Lei Municipal Nº 865/2000, à Associação de Ministros Evangélicos de Ariquemes, a AMEAR.
Art. 1º – Fica o Executivo Municipal autorizado a proceder doa~ao da seguinte área urbana a AMEAR- ASSOCIAÇÃO DE MINISTROS EVANGÉLICOS DE ARIQUEMES, devidamente inscrita no CNPJ sob o n0 03.133.815/0001-37, com endereço á Rua 04 setor 02, 1823, nesta Cidade de Ariquemes-RO, os imóveis Av. Juscelino Kubitschek, Lote 03-A, Quadra 06- setor Institucional, com 70,OOm de frente para a Av. Juscelino Kubitschek, com 70,OOm de fundos divisando com o Lote 02, com 100,00m de lateral direita com a Rua União, e com 100,OOm lateral esquerda com Lote 03/03/B, perfazendo um total de 7.000,00,m2; O Lote 03/13 – Quadra 06, setor Institucional, com 30,OOm de frente para a Travessa Aquariquara, e 30,OOm de fundos, divisando com o lote 031A, com 70,00 m do lado direito com o lote 03 e 70,OOm de lateral esquerda com o lote 02, perfazendo um total de 3.100,00m2.
A praça inaugurada em 2014 teve cerimônia com autoridades, pregação da palavra, louvor, adoração, e apresentação com banda e cantor gospel.
A obra na praça construída em terreno ao lado da antiga prefeitura, custou R$ 624.752,76 para atender com exclusividade o interesse das comunidades evangélicas.
Em Jí-Paraná, onde lei municipal garante uso exclusivo à outra Praça da Bíblia, a justiça concedeu para garantir a realização da 5ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) em outubro de 2015.
Na decisão o juiz Edson Yukishigue Sassamoto argumentou que “Se tratando da Praça da Bíblia, espaço público por excelência, não há porque impedir a realização de qualquer evento de manifestação popular pacífica em referido local, havendo de ser reconhecida inconstitucional a Lei Municipal”
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima