Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA DESFILA NESTE DOMINGO


  BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA DESFILA NESTE DOMINGO - Gente de Opinião
 
Tudo pronto pro desfile do bloco mais democrático e tradicional do carnaval de Porto Velho.
 
A orquestra Puraqué foi reforçada com instrumentos de sopro e desfila com três vocais esse ano: Nilson, Priscila e Waldson. O repertório inclui as marchinhas do bloco, as que compõem o acervo cultural brasileiro. 
 
“Teremos muito frevo e marchinhas, sucessos nacionais e de compositores locais”, disse Ernande Segismundo, presidente do bloco.
 
Os bonecos gigantes de carnavalescos históricos da Capital, Dona Marise Castiel, Bola Sete e Manelão também foram embelezados. Junto com pierrôs eles atraem o público infantil e tornam o bloco acessível a todos, promovendo um desfile de paz e alegria. Não há trio elétrico, nem cordas ou abadás, mas apenas um carro de som pequeno a seguir a orquestra que desfila no chão.
 
BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA DESFILA NESTE DOMINGO - Gente de Opinião
 
É uma característica marcante do bloco exaltar a cultura popular com músicas e também com elementos de folguedos tradicionais de várias partes do país. O frevo e o maracatu estão presentes desde o primeiro desfile, assim como os bonecos gigantes de figuras ilustres do carnaval de Porto Velho, como Bola Sete, Dona Marise Castiel e Manelão. Em 2015, o bloco desfilou com adereços do Arraial do Pavulagem, de Belém do Pará.
Temos ainda a participação do Bloquinho da Arigóca, um espaço cultural que leva poesia e teatro aos foliões. 
“Nossa intenção é dialogar com a cultura popular, usar esses elementos pra dar cor e movimento ao desfile, mas principalmente, fazer com que o folião conheça esses folguedos e expressões artísticas”, disse o presidente Ernande Segismundo.
O bloco desfila no dia 31, a partir das 16 horas, com saída ao lado do ginásio Cláudio Coutinho. Não tem cordas, nem trio e também não comercializa abadás. 
 
Luciana Oliveira

Empresária e jornalista
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)