Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA DESFILA NO PRÓXIMO SÁBADO


 

Gente de Opinião

Será o 24º desfile do bloco mais democrático do carnaval de Porto Velho, que este ano encerra no ensaio do Galo da Meia Noite.

Sem cordas, sem abadá, com um pequeno carro de som e mini orquestra de frevo e marchinhas tradicionais com os pés no asfalto, o Pirarucu do Madeira reúne solteiros e casados, pais e filhos, crianças e quem já curte a terceira idade.

Este ano o desfile está marcado para as 16 horas, mas a concentração começa duas horas antes, na avenida Pinheiro Machado, ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.

O bloco segue até a Joaquim Nabuco, retorna pela Carlos Gomes e termina no Mercado Cultural.

Como nada é comercializado no bloco, os amigos ajudam de várias formas.

O jornalista Silvio Santos é quem leva a boneca gigante da professora Marise Castiel. “Uma honra carregar uma figura tão emblemática do nosso carnaval. Não sinto o peso, nem canso”, disse.

Gente de Opinião

Todos os anos o bloco exalta um ritmo, elemento ou manifestação da cultura popular brasileira, como forma de mostrar que o carnaval é multicultural e não só o que domina os meio de comunicação de massa.

Para 2017, o Pirarucu exalta o boi-bumbá ou bumba meu boi, um personagem folclórico presente em tradições de várias cidades, em datas festivas durante o ano e também no carnaval.

“Já homenageamos o frevo, maracatu, o Arraial da Pavulagem de Belém do Pará, o Cavalo Marinho da zona da mata pernambucana, enfim, queremos fazer do Pirarucu uma grande vitrine das manifestações culturais do país”, disse Ernande Segismundo, fundador do bloco.

O bloco mais democrático do carnaval de Porto Velho também traz no próximo sábado, uma marchinha em protesto à censura imposta pelo prefeito e vereadores de Ariquemes a livros que falam de diversidade familiar de uma forma bem humorada.

A marchinha Toda Forma de Amar Vale a Pena é do compositor Toninho Tavernard.

Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)