Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017 - 13h55
BLOCOS CARNAVALESCOS DESFILAM SEM NENHUM APOIO
A tradição é antiga, desde a década de 20, mas ao contrário dos dois prefeitos que o antecederam, Hildon Chaves não dará apoio algum ao desfile dos blocos de carnaval de rua.
Foi justamente esse reforço do poder público nos últimos anos que fortaleceu o carnaval popular, mais democrático, ampliando a agenda de blocos com várias opções de folia. Houve ano em que mais de 30 saíram às ruas graças à ajuda mínima do poder público.
Agora, os 18 que já confirmaram desfile não terão apoio da prefeitura sequer com as grades exigidas no percurso, nem banheiros químicos, nem carro de som. A venda de abadás que alguns blocos promovem nunca deu pra bancar a estrutura necessária ao desfile, que inclui também cordeiros e seguranças. A maioria dos brincantes desfila na chamada ‘pipoca’, nem 1/3 compra os abadás.
Sem condições de bancar todas despesas, blocos tradicionais cancelaram seus desfiles rompendo a tradição cultural em algumas comunidades.
A prefeitura só garantiu apoio financeiro ao desfile das escolas de samba, mas será realizado em abril.
O único evento popular que a prefeitura vai promover no período momesco é o Baile Municipal que acontece no próximo sábado, 11, no Mercado Cultural.
“Será aberto ao público para valorizar o Calçadão Manelão, recentemente inaugurado em parceria da prefeitura com a iniciativa privada. Apresentaremos a Corte do Rei Momo que fará a abertura oficial do carnaval”, disse Antônio Ocampo, presidente da Fundação Cultural.
Confira os desfiles de blocos que estão confirmados:
17/02 Areal Folia
18/02 Pirarucu do Madeira
18/02 Até Que A Noite Vire Dia
18/02 Vai e Volta
23/02 Galo da Meia Noite
24/02 Us Dy Phora
25/02 Banda do Vai Quem Quer
26/02 Murupi
27/02 Jatuarana Sul
28/02 Arco-íris
28/02 CarnaLeste
28/02 Porto Maria
28/02 Stronda
03/03 Furacão da Zona Sul
03/03 Leva Eu
03/03 Tô a Toa
04/03 Tô de Folga
04/03 Axé Folia
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima