Sexta-feira, 17 de julho de 2020 - 14h14
Depois de percorrer cinco estados, a Brigada NINJA lança a série documental que denuncia a destruição das florestas da Amazônia e do Cerrado, biomas duramente atingidos pelo aumento das queimadas. Evento acontece online nesta sexta-feira (17). (clique aqui e saiba como participar).
No pico das queimadas durante o período de seca do último ano, a Mídia NINJA estabeleceu cinco rotas em que uma equipe de comunicadores filmam, fotografam e narram o cotidiano da luta contra a devastação, protagonizada por lideranças indígenas, ribeirinhos, brigadistas voluntários, que correm contra o tempo para evitar que uma tragédia ocorra. Em junho, o desmatamento na Amazônia chegou a registrar o pior cenário dos últimos 13 anos.
Três documentários já foram lançados pela Mídia NINJA desde o último ano. Tendo pontapé no Acre, com a rota Chico Mendes, a equipe de jornalistas também percorreu o trecho da rota Madeira Mamoré, em Rondônia, e, no Tapajós (PA). Nesta sexta será a vez de mais dois: a rota Amazônia Indígena (AM) e Cerrado Amazônico (MT).
A Rota Chico Mendes circulou por Rio Branco, Transacreana e Xapuri, no Acre, para mostrar como os povos da floresta vivem e se sustentam preservando a mata. A Brigada esteve na Reserva Extrativista Chico Mendes, a maior do Brasil, e conversamos com lideranças históricas da luta dos seringueiros, parceiros de Chico Mendes. Também registraram de perto comunidades que vivem o conflito por terra na pele, sofrendo ameaças e tortura daqueles que só querem explorar e destruir a floresta.
Rota Chico Mendes
Em Rondônia, a rota Madeira Mamoré avaliou os impactos das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio nas comunidades ribeirinhas, o plano desenvolvimentista desenfreado, interesses econômicos de grandes elites.
Rota Madeira Mamoré
Na rota Tapajós, queimadas, especulação imobiliária, grilagem, prisões ilegais, perseguição política, tudo isso na região que ocupa o primeiro lugar no ranking de lugares mais bonitos do mundo com praias de água doce: Em Alter do Chão, em Santarém (PA). A Brigada conversou com a população originária sobre exploração turística, resistência e cultura em um dos pontos mais atingidos por queimadas da Amazônia.
Rota Tapajós
Nesta sexta (17), o documentário rota Amazônia Indígena narra o encontro de lideranças indígenas de todos os 9 estados da Amazônia Legal durante a a XII Assembleia Ordinária da Coiab – Coordenação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira, um momento importante de articulação do movimento indígena na história das lutas por direitos.
A rota Cerrado Amazônico ‘Os guardiões do fogo e da vida no cerrado’, também será exibido nesta sexta. A Brigada foi até a fronteira com a Amazônia, no estado do Mato Grosso, onde mais se desmata, para ouvir os indígenas xavantes, protagonistas na luta contra as queimadas e que protegem o Cerrado Amazônico há centenas de anos. O terceiro território indígena mais impactado pelo fogo, em 2019.
Programação
A exibição da série documental faz parte das atividades de lançamento da Brigada NINJA 2020, que ocorre ao vivo na sexta (17) e no sábado (18), com encontro de jornalistas ambientais da Amazônia. Clique aqui para inscrever-se.
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima