Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Chapa com nome da vereadora assassinada, “Marielle Vive”, vence eleição em faculdade de Vilhena


Chapa com nome da vereadora assassinada, “Marielle Vive”, vence eleição em faculdade de Vilhena - Gente de Opinião

Em carta-proposta, alunos do curso de Serviço Social fazem referência à vítima do crime

Na Folha Do Sul

A chapa “Marielle Vive” venceu as eleições do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social da Faculdade da Amazônia-FAMA. O pleito ocorreu dia 22 de abril, com chapa única. Foram, no total, 17 votos – 15 para a chapa eleita e dois nulos.

A gestão é composta pelos (as) estudantes Robert Martins (presidente); Analice Lizi (segunda secretária) Talita Dálete (tesoureira); e Paula Rafaela (primeira secretária). De acordo com a diretoria este é o único Centro Acadêmico de Serviço Social em atividade em Rondônia.

O CA tem como lema “Nossa voz, nossa força” e será empossado dia 06 de maio para o mandato de um ano de duração – 2019/2 até 2020/2.
Veja a Carta Proposta da representação estudantil:

O nome da chapa vencedora foi adotado em homenagem à vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada a tiros no ano passado. A morte repercutiu em todo o mundo e, recentemente, a prefeitura de Paris, resolveu dar o nome da parlamentar a um espaço público na capital francesa.

CARTA PROPOSTA

C.A.S.S. MARIELLE VIVE

Escolhemos esse nome para a chapa, pois pretendemos tornar nossas propostas concretas e políticas ligadas a reflexão ideológica, trazendo sempre a lógica do valor humano. Marielle Franco dizia que “ocupar a política é fundamental para reduzir as desigualdades que nos cercam”, e o C.A é uma forma política dentro da academia, e com isso conquistando uma forma de amadurecimento favorecendo a práxis da profissão, a fim de conquistar avanços para todos os acadêmicos do curso. Marille foi guerreira e nos inspira todos os dias. Marielle Franco é mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré. Socióloga com mestrado em Administração Pública. Foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos. Foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava. 13 Tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. Quem mandou matar Marielle mal podia imaginar que ela era semente, e que milhões de Marielles em todo mundo se levantariam no dia seguinte. Marielle se formou pela PUC-Rio, e fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua dissertação teve como tema: “UPP: a redução da favela a três letras”.
Nossas propostas visam uma educação de qualidade, aumentando a participação em inúmeros espaços que apontem à melhoria na sociedade, assim como nas campanhas dos movimentos sociais, que em sua essência busquem romper com o conservadorismo e as opressões presentes no cotidiano, almejando uma sociedade cada vez mais igualitária e justa.

PROPOSTAS
• Criação de redes sociais, visando assim buscar uma melhor forma de divulgação das informações referentes ao curso. Criação de um mural no corredor do serviço social, para as comunicações do
• Apoio técnico à realização de festas que não divergem aos nossos princípios e que não tenham um caráter
• Busca por um maior contato e apoio aos movimentos sociais que estão de acordo com os nossos princípios e que visem a garantia e acessibilidade dos direitos
• Cobrar e fiscalizar a construção de um espaço apropriado dentro do campus para os grupos de extensão.
• Cine Mov: Propomos a realização do CINE MOV periodicamente, assim como palestras e/ou oficinas. Para fomentar temas que estão em foco na sociedade e/ou na nossa
• Realizar políticas financeiras, para elevar o número de estudantes, para os eventos referentes à formação profissional e política.

Fonte: Foto: Divulgação

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria

Neste carnaval, a Ecoporé uniu-se ao bloco Pirarucu do Madeira para lançarem a campanha “para cada folião, uma muda plantada”, com a finalidade de b

Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade

Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade

Com 32 anos de fundação e como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Velho, o bloco é conhecido como o mais democrático.Isso se dá ao formato do seu

Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia

Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia

Aos 32 anos o bloco que é Patrimônio Cultural de natureza Imaterial da capital, se prepara para mais um carnaval.Serão vários eventos pré-carnavalesc

Compositor e sambista Toninho Tavernard lança novo álbum musical

Compositor e sambista Toninho Tavernard lança novo álbum musical

Neste dia 15 de janeiro, o cantor e compositor Toninho Tavernard estará lançando seu novo álbum musical em todas as plataformas digitais. Será um E

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)