Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Delegação de Rondônia participa do XI Fórum Social Pan-Amazônico na Bolívia


Delegação de Rondônia participa do XI Fórum Social Pan-Amazônico na Bolívia - Gente de Opinião

O XI FOSPA acontece de 12 a 15 de junho e a delegação de Rondônia é composta por mais de 50 pessoas, incluindo ativistas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, comunicadores e representantes de várias coletivos, movimentos, associações e entidades.

As atividades do Fórum Social Pan-Amazônico acontecerão nas cidades de Rurrenabaque, San Buenaventura e Reyes, municípios no norte da Amazônia boliviana.

É um tradicional evento internacional que acontece durante alguns dias em um determinado país da Amazônia, desta vez, a Bolívia.

O FOSPA é um espaço e processo de articulação entre povos e movimentos sociais, bem como da sociedade civil organizada da Bolívia, Brasil, Peru, Venezuela, Equador, Colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, que envolve um conjunto de ações sustentadas ano após ano .

As delegações dos países formaram grupos de trabalho e vão contribuir com propostas de vários eixos temáticos para que sejam projetadas ações concretas e agendas estratégicas.

Os principais eixos de discussão serão: Povos Indígenas e Populações Amazônicas, Mãe Terra, Extrativismos e Alternativas e Resistência das Mulheres.

“O Comitê FOSPA – Rondônia é composto por organizações e movimentos sociais do campo, da cidade, das florestas e das águas, jovens e mulheres, veem no evento a oportunidade de intercambiar informações, experiências de boas práticas no enfrentamento às mudanças climáticas e de construir processos coletivos para lograr resultados na COP30 em favor da Amazônia com seus povos”, ressalta Iremar Ferreira, representante do Comitê Fospa.

 

Confira a programação:

  1. Marcha e Cerimônia de Abertura: No primeiro dia do XI FOSPA será realizada uma marcha simbólica entre as cidades de Rurrenabaque e San Buenaventura, e uma Cerimônia de Abertura. Todos os participantes da FOSPA participam plenamente destas atividades.
  2. Conversas por eixos temáticos: Cada Eixo terá uma conversa inicial que permite orientar o horizonte de discussão dos grupos de trabalho, articulando os problemas, lutas e agendas territoriais com o contexto global de forma acessível e pedagógica; Além disso, procurará destacar a natureza proativa e a ação esperada do XI FOSPA. Por se tratar de uma conferência temática, espera-se que participem entre 250 a 300 pessoas em cada uma.
  3. Grupos de Trabalho por eixo temático: Cada Eixo será composto por espaços de trabalho que abordarão temas específicos; O objetivo será refletir sobre as diferentes ações realizadas e construir estratégias sobre cada um desses temas priorizados. Os grupos de trabalho começarão a funcionar virtualmente antes do evento XI FOSPA , reunindo-se pelo menos uma vez por mês para compartilhar experiências e construir consensos e propostas. Estima-se que, durante o evento, existam cerca de 17 grupos de trabalho compostos por cerca de 60 pessoas cada.
  4. Eventos autogeridos: Por um lado, são espaços de reflexão e diálogo sobre temas, casos e propostas que complementam a discussão central levantada nos grupos de trabalho. Abordam também temas transversais, que englobam a discussão de mais de um grupo/Eixo ou que remetem a um debate mais amplo – pan-amazônico ou global -, e que permitem planejar e (re)lançar grandes campanhas. Esses eventos foram formulados por diversas organizações, instituições e grupos vinculados à FOSPA, e sua organização é de responsabilidade dos proponentes, daí seu nome “autogerido”.
  5. Visitas às comunidades e atividades presenciais: Parte da abordagem metodológica defundamental visitas in loco às comunidades próximas à sede do evento, enquanto um número semelhante de atividades presenciais serão realizadas nas cidades de Rurrenabaque, San Buenaventura e Reyes. As visitas presenciais , por questões logísticas, têm limites de participantes diferenciados; Estima-se que poderão comparecer entre 30 e 50 pessoas em cada um, número que varia dependendo da cidade a ser visitada.
  6. Feira de produtos e empreendimentos sustentáveis: Prevê-se a existência de um espaço permanente para exposição e venda de produtos de empreendimentos locais, nacionais e internacionais. Neste espaço também será possível expor publicações e outros. Os interessados ​​devem nos avisar com bastante antecedência.
  7. Atividades Culturais e Noite Cultural: Será buscada uma grande mostra cultural durante o desenvolvimento do XI FOSPA: pintura mural coletiva, acampamento juvenil, oficinas de teatro, dança, música, exposições audiovisuais, etc. Será disponibilizado um formulário de inscrição para este tipo de atividades. Quanto à Noite Cultural, é o momento de celebração coletiva de todos os participantes e do público em geral. Espera-se que delegações locais, nacionais e internacionais preparem números de dança, canções, poesias e manifestações artísticas diversas.
  8. Aprovação do documento final do XI FOSPA e Cerimônia de Encerramento: Para este XI FOSPA foi determinada a geração de um documento de posicionamento político específico e também uma agenda de ações estratégicas para cada um dos quatro eixos. Para a cerimónia de encerramento, tal como na cerimónia de abertura, todos os participantes do XI FOSPA, que se prevê sejam mais de 1.000, reúnem-se no mesmo espaço.

Na cerimônia de abertura, de encerramento, nas discussões temáticas e em grandes eventos haverá interpretação simultânea entre espanhol e português. Para as línguas inglesa ou francesa, estará disponível interpretação consoante o número de participantes presentes, estando também a ser considerada a possibilidade de utilização de aplicações tecnológicas.

Além de tudo descrito, existem mais algumas atividades que fazem parte do XI FOSPA que também podem lhe interessar:

* Grupos especiais: Foi acordada a criação de grupos especiais para discutir o tema comunicação, cultura e espiritualidade. O grupo especial de comunicação se reunirá no dia 11 de junho (um dia antes do início do XI FOSPA para não interromper seus trabalhos) para um encontro sobre comunicação na Amazônia, que incluirá o andamento da Iniciativa de Ação para Democratização da comunicação . Os grupos especiais de cultura e espiritualidade se reunirão no dia 13 de junho.

* Encontro de Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima: Para conseguir a articulação das reflexões e resoluções Pan-Amazônicas com a discussão internacional de temas relacionados, será realizado um Encontro de Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima realizada, movimento do qual a FOSPA faz parte, com referências globais na tarde do dia 15 e no dia 16 de junho em Rurrenabaque, logo após a XI FOSPA.

* Conferência Andino-Amazônica: Uma vez concluída a XI FOSPA em Rurrenabaque, San Buenaventura e Reyes, espera-se que um grupo de líderes internacionais e líderes nacionais das terras baixas e altas realizem uma conferência na cidade de La Paz em Segunda-feira, 17 de junho, com o objetivo de divulgar as conclusões do XI FOSPA e obter maior cobertura mediática nacional e internacional.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”

Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”

Antônio Cândido da Silva, amante confesso da cidade de Porto Velho, poeta renomado e de talento incontestável, apresenta ao público leitor o resul

Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025

Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025

O bloco que exalta tradições e pessoas de elevada importância para a cultura popular da capital será um palco com milhares de foliões para a artista

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)