Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Esses são os ‘líderes’ que a torcida antiesquerda pariu


Gente de Opinião

MBL convoca: Pelo direito de perder direitos

No 247
Guilherme Coutinho

O Brasil vive a pior recessão econômica de sua história. Desemprego, caos nas na segurança pública e barbárie nos presídios são fatos recorrentes em um país em frangalhos. Escândalos de corrupção atingiram os mais altos cargos de um governo ilegítimo e plutocrata, que permanece impune, graças a um poder judiciário conivente e parcial. Não há dúvidas! O povo tem muito o que reivindicar.

No entanto, nenhum desses problemas parecem estar na pauta do MBL para a manifestação que está organizando para o dia 26 de março. O movimento, que se diz apartidário, mas que é financiado por partidos políticos, conclama o povo para que tome as ruas para reivindicar a perda de seus direitos. Há quem apoie. É o mundo invertido do país do golpe.

Entre as pautas anunciadas, chamam atenção as reformas trabalhista e previdenciária. O povo deverá sair às ruas para apoiar medidas do próprio governo, que lhes retira direitos básicos, privilegiando os principais apoiadores da deposição de Dilma: os industriais representados pela FIESP. Sim, o cidadão está sendo convocado pela turminha do Kim a reivindicar a perda de seus direitos trabalhistas, incluindo a perda de uma aposentadoria digna. Lutar pelo direito do patrão. They want you.

Especificamente sobre a reforma da previdência a hipocrisia aumenta um pouco. Ao mesmo tempo que a pauta é aprovar o projeto, eles alegam que têm uma proposta própria e diferente daquela apresentada por Temer. Mas só se pode aprovar uma proposta que já tramita no congresso, certo? MBL, sabemos que vocês estão fechados com o PMDB. O povo não é tão bobo assim. Ou será que é?

No meio disso tudo, o discurso ainda encontra fôlego para incluir temas populares entre o público conservador: fim do estatuto do desarmamento, apoio à polícia militar e bom andamento da lava jato. Nenhuma menção aos envolvimentos de Temer e seus ministros em caso de corrupção, nada sobre Jucá, Padilha ou Aécio. Não se pode criticar o governo nessa manifestação.

Levantes populares mudaram o mundo diversas vezes. Derrubaram tiranos, instituíram a democracia, institucionalizaram direitos. Os próprios conceitos de cidadania, de liberdade e justiça social não existiriam se em determinados períodos históricos o povo não tivesse se mobilizado em torno de um ideal. No entanto, o que o MBL protagonizará em alguns dias será mais um triste espetáculo, meticuloso e mal-intencionado, de um grupo conservador e mentiroso que atua como mídia social para Temer.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)