Sexta-feira, 11 de maio de 2018 - 07h05
NOTA PUBLICA
Porto Velho-RO, 10 de maio de 2018
A Associação do Povo Indígena Uru-eu-wau-wau e a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, vem a publico denunciar a violação de direitos do povo indígena Uru-eu-wau-wau diante das constantes invasões de madeireiros, grileiros e garimpeiros e inércia por parte do Estado Brasileiro que tem o dever de protege-los.
A terra indígena Uru-eu-wau-wau/Parque Nacional de Pacaás Novos responsável pela maior biodiversidade e nascente de 17 principais rios de Rondônia, é onde vivem os povos indígenas Jupau(conhecidos como Uru-eu-wau-wau), os Amondawa e Oro Towati(Oro In) e 03 grupos de povos isolados, ainda sem contato com a sociedade brasileira, estes vem sendo constantemente invadidos, seus recursos naturais destruídos e a vida dos indígenas sendo ameaçada pelos invasores.
Os indígenas e a Kanindé vem denunciando há muito tempo as invasões e pedindo providências, no entanto poucas ações tem sido realizadas para conter os invasores.
A FUNAI – Fundação Nacional do Indio órgão responsável pela proteção do território e dos indígenas encontra-se sucateada e sem recursos humanos e equipamentos para atuar na defesa da integridade física e territorial do povo indígena, precisando urgente que o Governo Federal dê condições para a Coordenação Regional da FUNAI em Ji-Paraná para atuar na defesa da vida e do território indígena.
Ontem, cansados de esperar por providencias e retirada dos invasores de seu território, os indígenas resolveram tomar uma atitude radical e queimaram um dos tratores dos invasores, colocando suas vidas e dos invasores em risco, na espera que a FUNAI, IBAMA, ICMBio, MPF e as Policias possam ajuda-los.
Na região do Grotão e Terra Roxa a terra indígena vem sendo destruída por grileiros e madeireiros a muito tempo e se necessita expulsar os invasores das áreas.
Urge que sejam tomadas providencias antes que algo pior aconteça.
Solicitamos a todos os órgãos públicos e sociedade brasileira que se juntem na defesa destes povos que vem sendo massacrados a anos e que estão tendo seu território destruído e suas vidas colocadas em risco.
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima