Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Na Carta de Dilma só faltou trechos de ‘Apesar de Você’


Gente de Opinião

A carta da presidenta afastada, Dilma Roussef, aos senadores e ao povo brasileiro, confirma que ela subiu na prancha, só falta o empurrão aos tubarões.

Reforçar o apelo à realização de um plebiscito para decidir o futuro do país com novas eleições é admitir que não há outra alternativa de ‘convencer’ o Senado a parar o processo de impeachment.

Se insistisse no retorno à presidência a qualquer custo, Dilma condenaria o país à gana do Congresso Nacional que já provou ser insaciável na conjuntura que garante a governabilidade.

Para salvar a democracia, Dilma se resigna à dramática circunstância que não é consenso em suas bases populares de apoio.

“A democracia é o único caminho”, disse.

Os golpistas reagiram com desdém, afinal, a eles também não resta outra alternativa para estancar a “sangria da Lava Jato” senão fingir até o fim, que podem se orgulhar de estar agindo certo por caminhos tortos. Os descarados sabem que estamparão nas fotografias o semblante de quem venceu com meios que não justificam o fim.

A imensa parcela da sociedade que tanto se mobilizou pela aprovação do impeachment, nem cara tem pra poluir as redes sociais festejando a vitória que o mundo inteiro questiona.

Tudo é o que parece a poucos dias da votação definitiva no plenário do Senado, de um lado uma presidente que foi boicotada pelo Congresso Nacional com a ajuda do Supremo e da mídia e, de outro o stablishment que não dá mínima pra valores democráticos e que coloca todos no bolso.

Cabia trechos da música de Chico Buarque ‘Apesar de Você’, composta em 70 e liberada oito anos depois, o que não impediu que se tornasse um hino cantado pelo povo nas ruas como ato subversivo contra a censura.

Quem ‘desiventou’ a democracia vai pagar dobrado cada lágrima rolada de pesar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)