Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

OAB-RO deve resposta a advogada chamada de 'vagabunda'


Gente de Opinião

Tem mais de um ano que o advogado e professor universitário, Samuel Milet, praticou ofensas graves contra a palestrante da Universidade de Brasília (UnB) Sinara Gumiere.

Em áudio que ganhou repercussão nacional na imprensa, o professor desqualificou com palavras indignas ao exercício docência e advocacia a palestra da doutoranda em Direito que tinha como tema: Por Que É Preciso Falar De Gênero No Direito?

O professor não usou só termos chulos para emitir sua opinião sobre a diversidade de gênero e aborto, mas atacou diretamente a honra da palestrante ao xingá-la, dentre outros adjetivos pejorativos, de ‘vagabunda’ e ‘bostinha’,

Houve protestos no meio acadêmico, notas de repúdio de diversos órgãos e entidades como a OAB-RO circularam nos veículos de comunicação e o Ministério Público Federal encaminhou recomendações à Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Milet foi submetido a Processo Administrativo Disciplinar que culminou em seu afastamento por 90 dias, mas a recomendação para que a UNIR promovesse debates sobre a questão da misoginia, homofobia e limites da liberdade expressão com os docentes não foi atendida.

Em documento enviado ao MPF, a reitoria alegou que “do ponto de vista teórico a manifestação do ‘discurso de ódio’ não é primazia da UNIR, nem do Brasil” e que caso promovesse os debates, não haveria como obrigar a comunidade acadêmica à participação.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Ao recusar a recomendação dos debates, independentemente de quantos participariam, a UNIR deixou de reafirmar seu compromisso com a promoção da igualdade.

De igual gravidade é a lentidão da Seccional da OAB-RO com o processo 22.000.2016.0024601, uma vez que a relatora opinou pelo prosseguimento da representação por vislumbrar “que o ato do representado violou os preceitos do Código de Ética e Disciplina”.

Em 09 de agosto deste ano foi realizada uma audiência a pedido das Comissões da Diversidade e da Mulher Advogada, onde foi negada a suspensão liminar de Milet e também as preliminares por ele arguidas.

De lá pra cá, o processo não andou no Tribunal de Ética e Disciplina.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”

Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”

Antônio Cândido da Silva, amante confesso da cidade de Porto Velho, poeta renomado e de talento incontestável, apresenta ao público leitor o resul

Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025

Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025

O bloco que exalta tradições e pessoas de elevada importância para a cultura popular da capital será um palco com milhares de foliões para a artista

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Gente de Opinião Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)