Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Pirarucu, o anarquismo caboclo - Por Antônio Serpa


 

Gente de Opinião

Por Antônio Serpa, Basinho

“Foi bonita a festa, PA! Fiquei contente e ainda guardo renitente um velho cravo para mim!”

Por um momento então a Paz se fantasiou de Alegria do Povo e caiu na folia!

Lá estavam as lindas crianças para garantir e testemunhar que a guerra era só uma Batalha de Confete e serpentinas!

Sem cordão de isolamento, sem Polícia nem milícia, porém com muita bagunca e malícia e autêntica alegria correndo nas veias, o Anarquismo Caboclo reinou soberano por entre as ruas, vielas e alamedas da cidade do Porto, como um metaforico cessar-fogo sarcástico imposto sorridente à República em grave ensaio de convulsão social face aos desmandos do déspota de plantão!

Gente de Opinião

Olinda é aqui! A Bahia de Bola Sete somos todos nós! Idem o Pará de Marise Castiel! Porque somos também Maranhão, Pernambuco, Ceará de Iracema, Silvio Santos e Bainha, a Banda de Ipanema e do Vai Quem Quer a um só tempo! A estação beradeira desbunde desvairado!

No Pirarucu do Madeira, Antropofagia Cultural não apenas uma tese académica, é afirmação da identidade na amarração da diversidade, é tesão endêmico liquidificando todos os amores e dores, falares, pusares e magias desse imenso país, como um Cordão Inventado por Baco, senhor do vinho e carne!

Sob a batuta dos puraqués, seus clarins, tambores e cantores dando altas voltagens de choque sonoro nos corações dos brincantes, as múltiplas facetas da inquietude populavam em meio à aquarela de cetins e paetês, tipos e personagens, fantasias e barbarismos, verbalizando em linguagem de pandêga as interjeições e exclamações holísticas dos beradeiros, brancos, pardos, índios, arigós e amarelos de toda sorte, cuja síntese é uma Mistura Fina sem eira nem beira, uma homenagem aos Pobres do Caiari, porque o Pirarucu é um Bloco do Sol e da Chuva na mesma levada, sua batucada é Pura Raça; serpenteia como o Bloco da Cobra, os espíritos de Valdemar Cachorro e Piriquito nele brincam radiantes, e, toda a cambada junta, são mesmo verdadeiros Diplomatas do Samba e das marchinhas dos grandes carnavais!

Gente de Opinião

Carnaval é brincadeira mas é coisa séria!!

Falo, não da seriedade da burocracia e da falácia política, mas da seriedade que vem da cristalina e soberana vontade do povo de se fazer senhor do dom de ser capaz de ser feliz nos lares, nos bares, no trabalho, nas ruas, praças e avenidas deste Grande Sambódromo chamado Brasil!

Que a autencidade, a paz, a alegria, a irreverência, a luta pela democracia, o gosto insofismável pela folia e as bênçãos do Rei Momo estejam convosco!!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)