Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Porto Velho terá 20 dias de agenda carnavalesca


Gente de Opinião

A boa notícia foi dada pelo prefeito Hildon Chaves e o presidente da Fundação Cultural, Ocampo Fernandes, em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (15).

Isso revigora o ânimo de dirigentes de blocos e agremiações carnavalescas que há um ano reclamavam falta de apoio financeiro aos desfiles. Com o reforço de emendas parlamentares, quem estiver em dia com a documentação exigida a prefeitura garantiu ajudar.

Em 2017, não houve desfile de escolas de samba e só alguns blocos tiveram apoio com banheiros químicos e grades de proteção.

Foi um início de governo com muitas críticas sobre a gestão da cultura. Agora, além da garantia de apoio resta abortada a proposta de colocar todos blocos num circuito único e encurtar o período momesco, pois segundo prefeito, o diálogo com quem promove o carnaval de rua confirmou a preferência por manter os desfiles em seus locais de origem, o que alonga a programação.

“Nós trabalhamos com duas perspectivas. A primeira é com os anseios da população, principalmente essa parcela importante que tem esse movimento cultural muito presente na sua vida. A outra é o fortalecimento da economia do município, quer dizer, com uma programação tão diversificada e tão robusta, nós temos condições de atrair mais pessoas pra nossa cidade, movimentando setores importantes da nossa economia. ”

De 26 de janeiro a 17 de fevereiro haverá eventos em vários pontos da cidade e voltados para todos os públicos, inclusive para o infantil, LGTB e religiosos.

Logo após o baile municipal começam os desfiles de blocos de rua que somam 18 este ano, sendo o primeiro o Areal Folia no próximo dia 02.

O segundo bloco tradicional mais antigo em atividade, o Pirarucu do Madeira, comemora os 25 anos no circuito da Pinheiro Machado no dia 03.

Quando a Banda do Vai Quem Quer tomar o centro da cidade no dia próximo 10, no Instituto Laura Vicuña acontecerá o Viva Cristo.

No dia 11 tem novidade, os bailes infantis no Mercado Cultural e no Campo Florestão.

A prefeitura também inova com a ‘Marcha Folia’ nas zonas Sul e Norte da capital e com o evento ‘Devolve A Chave’ que será uma espécie de segundo baile no Mercado Cultural.
 


 

Confira a programação:

Gente de Opinião

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)