Domingo, 4 de março de 2018 - 10h01
No Tijolaço – A história para boi dormir de que o Facebook é uma empresa preocupada com a veiculação de “fake news” e que quer tirar as pessoas do próprio Facebook – um de seus donos, Mark Zuckerberg disse que “nós fizemos mudanças que reduziram o tempo gasto no Facebook em 50 milhões de horas por dia para fazer que o tempo seja mais bem gasto” – só tem uma e velha razão: o dinheiro.
Ao privilegiar as mensagens de cunho pessoal e familiar sobre os compartilhamentos e links para empresas de mídia e de notícias o Facebook deixa de levá-los a sites e blogs que veiculam propagandas agenciadas pelo Google e que são sua principal fonte de receitas.
Com menos visualizações nos sites, as agências de propaganda tendem a aumentar os dispêndios em publicidade no próprio Facebook.
Já os sites e blogs perdem receita. Os jornais e revistas online, como você já deve ter reparado, têm de se fechar cada vez mais ainda nos paywalls, mecanismos que condicionam o acesso ao pagamento de assinaturas e isso reduz ainda mais o retorno da publicidade Google que eles veiculam.
Os blogs, claro, não podem e não querem se fechar e ganham valores cada vez menores pela publicidade que veiculam – até de forma “poluída” da qual este blog não escapa – e não sobreviveriam sem as contribuições espontâneas que recebem, em geral de pequeno valor.
Se quiserem usar o Facebook para difundir suas publicações, o custo é absurdo para o tal “impulsionar publicação” que faz sua postagem aparecer promocionalmente em páginas da rede social onde há público que se interessa pelo tema que você seleciona.
A receita do Facebook aumentou quase 50% no ano passado, para mais de US$ 40 bilhões, um terço disso só nos meses de outubro, novembro e dezembro, quando implantou seus novos controles. Já o Google fechou o ano passado com prejuízo de US$ 3 bilhões no último trimestre.
Tudo isso sem contar que o mercado de publicidade no whattsap ainda é incipiente diante do potencial que a rede, a que mais se expande, tem.
Money makes de world go arround, como cantava Liza Minelli no Cabaret.
PS. Mesmo com toda a dificuldade de um blog feito solitariamente, o Tijolaço está preocupado com os abusos e grosserias nos comentários, em geral feito por trolls no site, principalmente, mas também no facebook. Brevemente vamos instalar um sistema de comentários que promete resolver, ao menos em parte, o problema com estas pessoas antissociais e de comportamento inadequado a qualquer ambiente público, onde tudo começa pelo respeito aos outros.
Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria
Neste carnaval, a Ecoporé uniu-se ao bloco Pirarucu do Madeira para lançarem a campanha “para cada folião, uma muda plantada”, com a finalidade de b
Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade
Com 32 anos de fundação e como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Velho, o bloco é conhecido como o mais democrático.Isso se dá ao formato do seu
Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia
Aos 32 anos o bloco que é Patrimônio Cultural de natureza Imaterial da capital, se prepara para mais um carnaval.Serão vários eventos pré-carnavalesc
Compositor e sambista Toninho Tavernard lança novo álbum musical
Neste dia 15 de janeiro, o cantor e compositor Toninho Tavernard estará lançando seu novo álbum musical em todas as plataformas digitais. Será um E