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Luciana Oliveira

Preocupação do Facebook com 'fake news' é uma 'money war'


 

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No Tijolaço – A história para boi dormir de que o Facebook é uma empresa preocupada com a veiculação de “fake news” e que quer tirar as pessoas do próprio Facebook – um de seus donos, Mark Zuckerberg disse que “nós fizemos mudanças que reduziram o tempo gasto no Facebook em 50 milhões de horas por dia para fazer que o tempo seja mais bem gasto” – só tem uma e velha razão: o dinheiro.

Ao privilegiar as mensagens de cunho pessoal e familiar sobre os compartilhamentos e links para empresas de mídia e de notícias o Facebook deixa de levá-los a sites e blogs que veiculam propagandas agenciadas pelo Google e que são sua principal fonte de receitas.

Com menos visualizações nos sites, as agências de propaganda tendem a aumentar os dispêndios em publicidade no próprio Facebook.

Já os sites e blogs perdem receita. Os jornais e revistas online, como você já deve ter reparado, têm de se fechar cada vez mais ainda nos paywalls, mecanismos que condicionam o acesso ao pagamento de assinaturas e isso reduz ainda mais o retorno da publicidade Google que eles veiculam.

Os blogs, claro, não podem e não querem se fechar e ganham valores cada vez menores pela publicidade que veiculam – até de forma “poluída” da qual este blog não escapa – e não sobreviveriam sem as contribuições espontâneas que recebem, em geral de pequeno valor.

Se quiserem usar o Facebook para difundir suas publicações, o custo é absurdo para o tal “impulsionar publicação” que faz sua postagem aparecer promocionalmente em páginas da rede social onde há público que se interessa pelo tema que você seleciona.

A receita do Facebook aumentou quase 50% no ano passado, para mais de US$ 40 bilhões, um terço disso só nos meses de outubro, novembro e dezembro, quando implantou seus novos controles. Já o Google fechou o ano passado com prejuízo de US$ 3 bilhões no último trimestre.

Tudo isso sem contar que o mercado de publicidade no whattsap ainda é incipiente diante do potencial que a rede, a que mais se expande, tem.

Money makes de world go arround, como cantava Liza Minelli no Cabaret.

PS. Mesmo com toda a dificuldade de um blog feito solitariamente, o Tijolaço está preocupado com os abusos e grosserias nos comentários, em geral feito por trolls no site, principalmente, mas também no facebook. Brevemente vamos instalar um sistema de comentários que promete resolver, ao menos em parte, o problema com estas pessoas antissociais e de comportamento inadequado a qualquer ambiente público, onde tudo começa pelo respeito aos outros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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