Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Que maldição compromete a gestão do tucano Hildon Chaves? Por Luciana Oliveira


Gente de Opinião

Fosse a prefeitura de Porto Velho uma das empresas do prefeito Hildon Chaves (PSDB-RO), diriam que alguém ‘enterrou uma cabeça de jumento’ no Palácio Tancredo Neves para sabotar sua gestão.

A expressão popular é usada quando um negócio não vai bem e ninguém sabe por que. Vem da lenda de que o acasalamento de égua com jumento resulta em animal problemático. É, portanto, um lugar amaldiçoado o que abriga uma cabeça de jumento enterrada.

Com mais de 65% dos votos e com aliados em duas mesas diretoras eleitas na câmara de vereadores, Hildon tinha tudo para não terminar o primeiro ano tão anêmico.

As reformas que encaminhou foram aprovadas nos primeiros dias de governo e muitos vereadores até confessaram nem ter lido.

Ao fim de um ano o prefeito tucano sequer conseguiu montar uma equipe para “cuidar da cidade” como prometeu tão romanticamente em versos aos eleitores.

Gente de Opinião

11 secretários já despencaram e há perspectiva de que mais um não resista até o fim deste mês.

O Globo divulgou que “os prefeitos eleitos com a promessa de adotar, no setor público, o padrão de eficiência da iniciativa privada estão entre os que mais registraram trocas de secretários e dirigentes em 2017. Nelson Marchezan Júnior, em Porto Alegre; Hildon Chaves, em Porto Velho; e Rafael Greca, em Curitiba, são os recordistas de baixas.”

O entra e sai comprometeu as ações de secretarias importantes como a Semad, Semed, Semusa, Emdur, Semagric, Semisb, Semtran, CGM, Semfaz e a chefia de gabinete que supervisiona tudo.

Até o vice-prefeito chegou a ser afastado ao se envolver no esquema de propinas JBS, segundo delator. É uma sombra que assombra Hildon.

A instabilidade com o secretariado arruinou o plano emergencial que comoveu os eleitores de Hildon.

É mais um prefeito que prioritariamente nomearia uma equipe com “qualificação eminentemente técnica”.

Mais um que garantiu como primeira urgência uma “Tomada de Contas Especial”.

Não bastasse a falta de uma equipe comprometida, capaz de planejar e executar, o tucano acumulou durante o ano o desgosto de eleitores por medidas impopulares, a inimizade com vereadores da base aliada e o descontentamento do empresariado que tanto ajudou a catapultá-lo da lanterna à vitória na corrida eleitoral.

“Porto Velho deixa eu cuidar de você?”, dizia o tucano durante a campanha.

Quem disse sim, hoje se pergunta como.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria

Neste carnaval, a Ecoporé uniu-se ao bloco Pirarucu do Madeira para lançarem a campanha “para cada folião, uma muda plantada”, com a finalidade de b

Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade

Bloco Pirarucu do Madeira faz campanha contra assédio no carnaval e por respeito à diversidade

Com 32 anos de fundação e como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Velho, o bloco é conhecido como o mais democrático.Isso se dá ao formato do seu

Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia

Pirarucu do Madeira abre seu carnaval na Feijoada com folia

Aos 32 anos o bloco que é Patrimônio Cultural de natureza Imaterial da capital, se prepara para mais um carnaval.Serão vários eventos pré-carnavalesc

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)