Sexta-feira, 15 de maio de 2020 - 14h43
Ivaneide Bandeira é essencial na luta para proteger os povos indígenas de Rondônia do novo coronavírus, dos invasores e da destruição da floresta.
Desde que a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia, Neidinha como é conhecida, se dedicou a ações de socorro às etnias do estado.
Foram muitas idas e vindas para entregar cestas básicas e materiais de higiene nas aldeias.
A Kanindé, Associação de Defesa Etnoambiental, abraçou a campanha #FiqueNaAldeia e firmou parcerias com organizações nacionais e internacionais para garantir que os indígenas não precisem se deslocar aos centros urbanos.
Ela vinha sentindo sintomas e procurou ajuda no Call Center do governo do estado para fazer o teste.
Neidinha contou por telefone que sentia dores na cabeça, no peito e falta de ar.
Foi orientada a ficar em casa e aguardar, pois os testes para Covid-19 são para pacientes em estado grave.
Como tantos infectados reclama do atendimento remoto e da dificuldade de conseguir um teste nas unidades de saúde da rede pública.
Com a piora dos sintomas fez em laboratório particular a coleta e confirmou as suspeitas.
O isolamento agora é rigoroso, pois mora com as filhas. Uma delas apresenta sintomas.
A maior preocupação de Neidinha é com as constantes invasões de madeireiros e grileiros nos territórios indígenas, com o desmatamento acelerado e a aproximação do período de queimadas na Amazônia. Em quarentena o valioso trabalho dela fica limitado.
“Minha preocupação é que estamos entrando no período das queimadas e as infecções vão piorar. Os territórios precisam ser protegidos e nossa ação é necessária.
Quero ficar boa logo para poder ajudar os indígenas”, disse.
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima