Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Rondônia terá paralisação e protesto em dia de mobilização nacional pela educação


Rondônia terá paralisação e protesto em dia de mobilização nacional pela educação - Gente de Opinião

A manifestação unificada foi aprovada em assembleias com professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e do Instituto  Federal de Rondônia – IFRO.

Será nesta quarta-feira, na praça das Três Caixas d´Àgua a partir das 16 horas, no centro da capital, Porto Velho.

Até a hora da manifestação haverá exposição de produção acadêmica, panfletagem e pit stop nas ruas.

O anúncio de bloqueio de recursos anunciado pelo Ministério da Educação impacta gravemente as atividades nos campi, inclusive o pagamento de despesas inadiáveis como luz, água, limpeza e segurança.

Na UNIR, a perspectiva é de que o orçamento disponível só cubra despesas obrigatórias até julho nas oito unidades do estado.


Segundo a reitoria, o corte prevê “cerca de R$ 13 milhões a menos para despesas contratuais e obrigatórias, como energia, água, limpeza, vigilância e auxílios do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), entre outras”.

Em Nota, o IFRO informou que o corte “atinge e limita o funcionamento das suas 11 Unidades e seus 143 Polos de EaD, com prejuízo à oferta de educação pública, gratuita e de qualidade. O bloqueio corresponde a mais de 13,5 milhões de reais, o que equivale a 37% do orçamento de custeio previsto para o ano de 2019”.


Participam da manifestação unificada contra o desmonte da educação sindicatos e movimentos sociais que também vão protestar contra a reforma da Previdência.

Estão programados atos em vários municípios do estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)