Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Sheherazade, a fera reduzida a bela - Por Luciana Oliveirao


Gente de Opinião

Quem diria…

A jornalista que ficou famosa por criticar o carnaval, por ser implacável com menores pobres que cometem crimes, entusiasmada defensora da pena de morte e de Eduardo Cunha, antipetista raivosa, foi enquadrada pelo patrão Silvio Santos ao receber o Troféu Imprensa, do SBT.

E ela ouviu justamente o recado que tempo atrás mandou a Gregório Duvivier, Camila Pitanga, Marcos Palmeira, Leandra Leal e Wagner Moura, artistas que militam em defesa da democracia e se opuseram ao golpe.

Lembram?

Ela publicou nas redes sociais uma frase do ator americano Kevin Spacey, corroborando com a ideia de que artistas não devem opinar sobre política.

Gente de Opinião

Como um bumerangue, a dica à invisibilidade do pensamento crítico se voltou contra Sheherazade.

Eu interpretaria como assédio moral, mas ela calou e entre olhares periféricos sustentou a vergonha com sorrisinhos tímidos.

“Bem, você começou a fazer comentários políticos no SBT e eu pedi para você não fazer mais, porque não pode. Você foi contratada para ler notícias, não foi contratada para dar a sua opinião. Se você quiser fazer política, compra uma estação de televisão e vai fazer por sua conta. Aqui não”, disse o patrão.

Nossa!

Quando vi, senti vergonha da vergonha que Sheherazade passou.

E não é fácil pra quem exerce o senso crítico com liberdade ter que decidir sobre o que é pior, passar vergonha ou ver a vergonha do outro.

Não tem nada mais humilhante pra um jornalista que o patrão delimitar sua atuação profissional, dizer o que ele pode falar. Ela ouviu isso na entrega de um prêmio transmitido pela televisão pra todo o Brasil.

O vexame foi ainda pior, porque o patrão reduziu a qualificação de Sheherazade à beleza física quando ela praticamente sussurrou que contava com liberdade de expressão.

“Não, eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias do teleprompter, e não dar a sua opinião”

A jornalista que ganhou uma legião de fãs da direita por se comportar como fera contra as políticas sociais da esquerda, foi resumida à condição de bela como profissional.

Mas, a agonia de Sheherazade na frente das câmeras é merecida.

Há muito se denuncia sua lealdade não com a verdade, mas com a manipulação da informação a favor dos mais ricos, dos patrões. Quem estiver com pena que adote o comportamento dela. Eu não! Luto pelas que buscam empoderamento com igualdade.

Só pensei numa frase de Baudelaire quando a vi encolhida como uma empregada comum, como tantas, tolhida no que é fundamental ao bom desempenho do seu trabalho.

“É sempre coisa interessante esse reflexo da alegria do rico no fundo do olhar do pobre”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)