Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Trump mata simbolicamente a humanidade inteira



Por Luciana Oliveira

Gente de Opinião

LÚCIA HELENA ISSA – Jornalista, escritora e ativista pela paz. Foi colaboradora da Folha de S.Paulo em Roma. Autora do livro “Quando amanhece na Sicília”

Em toda a minha vida, nunca desejei tanto estar errada a respeito de uma análise internacional e de um artigo como desejaria estar hoje. Mas para a minha dor e imensa perplexidade eu estava certa quando escrevi que os EUA atacariam covardemente civis sírios porque estavam perdendo a guerra, com terroristas do ISIS, armados por eles sendo mortos, e que agora usariam a mentira de um arsenal químico sírio (lembram- se das armas de destruição de massa que diziam que o Iraque possuía e que a ONU descobriu nunca terem existido??).

A Alemanha não se juntou ao ataque porque não acredita em Trump. Outros países não apoiaram os EUA ontem porque rejeitam seu álibi.

Por que Assad, que estava, como eu testemunhei, e o mundo todo sabe, obtendo vitórias imensas no front , com os terroristas armados por eles fugindo para as fronteiras ou sendo mortos, atacaria seu próprio povo? Por que, depois de mais de 450 mil mortos, de 10 milhões de refugiados e de ver seu país destruído pelos EUA e aliados, cometeria um erro estratégico tão básico?

Reflita, pense, não aceite a manipulação midiática desumana, não aceite ser manipulado e anestesiado por empresas brasileiras subservientes aos interesses econômicos norte-americanos e por pessoas que estão hoje, inacreditavelmente, alimentando falsos álibis, mais guerra e mais dor, alimentando uma guerra promovida falsamente por “democracia” e verdadeiramente por petróleo e gás, para dominar um território que tem hoje uma das maiores reservas de gás natural do mundo. Leia, reflita, dê voz aos sírios.

A dor das mulheres e crianças sírias que eu conheci é a minha dor. Quem mata os sírios nesse momento mata a humanidade inteira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”

Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”

Antônio Cândido da Silva, amante confesso da cidade de Porto Velho, poeta renomado e de talento incontestável, apresenta ao público leitor o resul

Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025

Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025

O bloco que exalta tradições e pessoas de elevada importância para a cultura popular da capital será um palco com milhares de foliões para a artista

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis

Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres

Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)