Segunda-feira, 1 de abril de 2019 - 20h27
A iniciativa é para dar suporte a cerca de 250 indígenas de Rondônia, do Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso que estarão em Porto Velho na próxima semana, em intensa agenda de luta por várias questões indígenas, sobretudo a da saúde.
Duas audiências públicas estão previstas, na Câmara de Vereadores e no Conselho Estadual de Saúde.
Uma comissão também deve ir à Brasília para falar com ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A movimentação é contra a proposta de municipalização da saúde indígena e o desmonte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os indígenas estão em alerta desde que o ministro, em pronunciamento do ministro no dia 20 de março, anunciou a extinção do órgão. A saúde das populações indígenas ficaria sob responsabilidade de governos e municípios.
A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia – UNIR se integra à luta e pede doações de alimentos aos indígenas que permanecerão na capital por tempo indeterminado.
“A Universidade está sempre utilizando os recursos antropológicos dispostos pelo contexto indígena de existência tradicional, assim como o conhecimento ancestral e contemporâneo dos povos da Floresta nas Comunidades Indígenas Urbanas e Tradicionais. Salientamos, que toda a contribuição será bem-vinda, e desde já agradecemos”, diz ofício do DCE, que pede esforço de toda a sociedade.
Estão envolvidos vários grupos acadêmicos, além de movimentos populares e de representantes da sociedade civil organizada.
As doações podem ser entregues nos locais abaixo:
Antônio Cândido lança nesta quinta a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”
Antônio Cândido da Silva, amante confesso da cidade de Porto Velho, poeta renomado e de talento incontestável, apresenta ao público leitor o resul
Bailarina da Praça é a homenageada do Bloco Pirarucu do Madeira no Carnaval 2025
O bloco que exalta tradições e pessoas de elevada importância para a cultura popular da capital será um palco com milhares de foliões para a artista
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa