Quarta-feira, 6 de setembro de 2017 - 17h41
No Rondônia Dinâmica, por Vinicius Canova – E se o dinheiro supostamente acumulado pelo peemedebista Geddel Vieira Lima fosse hipoteticamente do ex-presidente Lula (PT)? As pessoas se surpreenderam com as malas e caixas de dinheiro apreendidas pela Polícia Federal (PF) num apartamento em Salvador que, de acordo com informações, teria sido emprestado ao ex-ministro do presidente da República sem votos Michel Temer, seu correligionário.
Se surpreenderam e… E foi só isso mesmo.
Para não agir com a desfaçatez costumeira de muitos dos meus ora ocupadíssimos concidadãos, relembro que o político endinheirado, além de desempenhar funções do governo ilegítimo de Temer, foi eleito cinco vezes deputado federal pela Bahia; chefiou o Ministério da Integração na era Luiz Inácio e, na gestão da petista deposta pelo golpe Dilma Rousseff, chegou a ser vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal.
Recordo, ainda, que Geddel Vieira fora obrigado a pedir demissão da administração draconiana após ser denunciado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. Calero o denunciou por ter sido pressionado a liberar uma obra no Centro Histórico de Salvador.
Geddel seria proprietário de um apartamento em um edifício cuja construção foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), subordinado ao Ministério da Cultura, por isso o desfecho trágico de desembarque prematuro para ambos.
Geddel, suspeito de ser o dono dos R$ 51 milhões apreendidos pela PF, chegou a dizer em um ato anticorrupção – que na realidade era contra Dilma e a legenda a qual pertence até hoje – em 2015:
“Ninguém aguenta mais tanto roubo”.
E não é que o ex-ministro tinha razão? Naquela época era isso mesmo! Aquilo que era insuportável há dois anos é gritantemente tolerável atualmente.
O espectador vê, de forma passiva, poucos metros quadrados preenchidos por montanhas de grana e, de maneira inequívoca, o máximo que consegue é balbuciar algumas generalidades sobre patifarias diante da televisão – e nada de caçar os responsáveis.
Aliás, é sintomático como muitos políticos criminosos conseguem se safar com esse discurso comezinho contra a esquerda matando dois coelhos com uma só cajadada: atraem para si eixo fortíssimo do eleitorado, que passou a comprar discursos pré-fabricados, e ainda escracham singularíssimo inimigo em comum, com cores, ideologia e definições contrárias, se unindo à multidão como se não tivessem absolutamente nada a ver com o caos experimentado no País.
Depois da chocante descoberta do “bunker”, Geddel continua sendo Geddel: uns conhecem e outros não. Os mais oportunistas fazem questão de ligá-lo a quem? Lula, é claro!
Porque é mais fácil conectá-lo apenas ao PT, mantendo o joguinho de mocinho e bandido, que aceitar, de uma vez por todas, o tapete vermelho estendido ao PMDB dos homens das malas, como o próprio Lima; o já esquecido Rocha Loures; Eduardo Cunha – gatuno exaltado no Plenário da Câmara por outro indigitável – conhecido nos bastidores como “papi” do fofíssimo André Fufuca (PP-MA), e, nunca é demais mencionar, Temer!
Ninguém nas ruas. Não há um ruído de panelas…
Insisto: e se o dinheiro fosse do Lula?
Luciana Oliveira com original do sitio Rondôniadinamica
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
Proliferação de igrejas neopentecostais no país africano levou governo de Paul Kagame a acusar pastores de “espremerem dinheiro” de ruandeses mais pob
Levante feminista realiza encontro nacional para frear violência contra as mulheres
Luciana Oliveira, de Brasilia – Mais de 130 mulheres vindas de 20 estados do país participaram do evento em Brasília que durou três dias.Foram intensa
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A ma
Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage
No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima