Quinta-feira, 9 de agosto de 2007 - 06h50
Fatos do Dia
1945 - Os Estados Unidos lançam a segunda bomba atômica, sobre a cidade de Nagasaki e matando milhares de pessoas, provocando a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial.
1983 Primeira sessão da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, presidida pelo deputado José Bianco. O primeiro a discursar foi o deputado ji-paranaense Sadraque Muniz (PMDB)
1896 - Nasce Jean Piaget, pesquisador e estudioso do desenvolvimento intelectual.
1904 - O Congresso Internacional de Mineiros, exige jornada de 8 horas e o estabelecimento de um salário mínimo.
1928 - Mergulhadores italianos resgatam a caixa forte do navio belga Elizabethville, afundado no Mediterrâneo durante a I Guerra Mundial. Na caixa forte, foi encontrado um conjunto de diamantes avaliados em 40 mil libras esterlinas.
1931 - Nasce Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira de Futebol.
1934 - Heinrich Himmler, chefe das SS e da Gestapo, assume o comando dos campos de concentração alemães.
1942 A Inglaterra prende Gandhi e outros dirigentes do Congresso Nacional Indiano.
1945 - Os Estados Unidos lançam sua segunda bomba atômica, que destrói a cidade de Nagasaki e deixa milhares de vítimas. O fato gera a rendição do Japão e põe fim a Segunda Guerra Mundial.
1946 - Árabes e judeus se negam a ir à Conferência de Londres, que tem a Palestina como tema.
1962 - Morre Hermann Hesse, escritor alemão, Nobel de Literatura em 1946.
1969 A atriz Sharon Tate é assassinato em Los Angeles (EUA). Ela estava grávida de oito meses.
1984 Revogado pelo governo uruguaio o decreto limitativo da liberdade de informação e do funcionamento dos partidos políticos.
1987 Inicia uma enorme greve na África do Sul: mais de 200 mil mineiros negros param.
1989 O seringalista Darli Alves da Silva e seu filho Darci, no Acre, são pronunciados como autores do assassinato do líder sindical Chico Mendes.
1990 - A ONU decide que é "ilegal, nula e sem efeito a anexação do Kuwait pelo Iraque.
1992 O vôlei masculino do Brasil bate a Holanda e ganha a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona.
1997 Morre o sociólogo Betinho, que liderou campanhas contra a fome no Brasil.
1998 - O motoboy Francisco de Assis Pereira confessa o estupro e morte de 9 mulheres, em S. Paulo.
1999 - O presidente Boris Yeltsin nomeia Vladimir Putin para o cargo de primeiro ministro.
2001 - Israel ocupa a Casa do Oriente, sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP), em Jerusalém.
2001 - Indígenas comemoram o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Na sede da ONU, N. York
Faltam nomes de quatro deputados estaduais da primeira legislatura
EU ESTAVA LÁ
Há 24 anos eu era um dos repórteres que cobriam a sessão de instalação da Assembléia Legislativa do Estado, a primeira legislatura. Sessão presidida pelo deputado José Bianco e que teve como primeiro orador o deputado Sadraque Muniz, eleito pelo PMDB e com base eleitoral em Ji-Paraná. Não só eu: a Ivalda Marrocos, o Carlão Sperança, o Telmo Fábio (que já foi embora daqui), o Marcos Grutzmacher, o Paulo Queiroz, o Montezuma Cruz, o Everton Leoni que depois foi deputado e outros aos quais peço desculpas por não lembrar os nomes.
Os deputados daquela sessão, que não foi solene, mas foi histórica, eram José Bianco, Ângelo Angelin, Osvaldo Piana, Cloter Mota, Amizael Silva, João Dias, Jô Sato, Jacob Atallah, Tomás Correia, Ronaldo Aragão, Amir Lando, Francisco Nogueira, José do Prado, Genivaldo Souza, Silvernani Santos, Márvel Falcão, Heitor Costa, Sadraque Muniz, Walter Bártolo (suplente que substituía Walderedo Paiva), Zuca Marcolino, Manoel Messias, Sérgio Carminato
HISTÓRIA OU ESTÓRIA
O escritor Antonio Cândido da Silva lança nesta sexta-feira às 20 horas na Casa de Cultura Ivan Marrocos sua mais nova obra, "Enganos da nossa História" em que ele, conforme release assinado e distribuído pela jornalista Luciana Oliveira, sua filha, apresenta "documentação necessária para contestar informações que estão sendo repassadas nas escolas de forma equivocada e prejudicial".
SHOW
Na noite de lançamento uma boa pedida será o show do artista rondoniense Bado.
JOTALUCIO.ZIP.NET
É o meu blog. Se você tiver tempo dê uma passada lá. E se tiver paciência, leia. E (arghhh com tanto "E") se você achar que vale a pena, comente.
FOLCLORE
O repórter-fotográfico Gilmar de Jesus, eu, o Jurandir e dois cinegrafistas fomos captar imagens da festa do Senhor do Divino Espírito Santo para um trabalho da Escola do Legislativo. Foram mais de 15 dias de viagem pelos rios Mamoré/Guaporé/Paraguá capitaneados pelo Walter Bártolo e o historiador Matias Mendes, em 2004. No barco o Gilmar ganhou a simpatia de todos. E logo anunciou que era o bam-bam-bam do futebol.
O barco ancorou em Versalhes e o Gilmar se amoitou, mas a turma queria vê-lo em ação no jogo entre tripulação versus seleção de Versalhes um dos muitos postos do Exército boliviano na margem esquerda do rio (o Brasil só tem em Guajará e Forte Príncipe).
Depois de muita adulação o craque desceu, sob aplausos da galera e entrou no campo (bom, chamar aquilo de campo é abusar, mas era o disponível, então vamos em frente). De jogadas fenomenais, nem sinal, até porque a bola pulava mais que pipoca.
Pênalti contra o time de Versalhes. Quem vai cobrar? Neném Prancha, filósofo da boemia carioca dizia que pênalti é coisa tão importante que quem devia cobrar sempre era o presidente do clube (por analogia, pênalti a favor do Brasil o Lula deveria cobrar, aí já viu a tietagem dos "compañeros". E se ele perdesse? Iam culpar a Imprensa novamente, não tenham dúvida, ou então iriam querem censurar a matéria, como querem agora). Bom, vamos voltar a Versalhes, meia dúzia de casebres no lado boliviano do rio Guaporé.
Pois é, pênalti a favor da seleção dos brasileiros. O Gilmar tentou fingir que não era com ele, mas a galera não deixou por menos. Aí o jeito foi ele bater. Mas não sem uma encenação: descalçou e calçou o tênis, balançou o corpo, beijou a bola, olhou o goleiro e pimba: até agora estão procurando saber onde o Gilmar mandou a bola, única "redonda" que los hermaños tinham para encher suas tardes. Sim, "a maricota" como a chamava "mestre" Didi, passou 10 metros acima da trave
Daí em diante o Gilmar teve de se contentar com sua máquina fotográfica. Porque nem para peladas nosso craque foi outra vez convidado pelo time do barco.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e