Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

A diferença entre o discurso e a prática


 
Lúcio Albuquerque, repórter

Mateus, capítulo 6, versículo 24: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro.

O trecho do Livro dos Livros, a Bíblia, me veio à cabeça ouvindo o presidente nacional do Partido Republicano do Brasil, PRB, Marcos Pereira, em entrevista concedida à Rádio Parecis, quando ele falava da posição de seu partido com relação à prática da corrupção.

E num país em que a prática da corrupção está tão disseminada que nem inibe mais quem o seja, e que posa sempre como se fosse o mais pio dos angélicos celestiais, por isso a fala do presidente do PRB chamou minha atenção, até porque achei interessante o remédio que ele disse seu partido usar contra qualquer membro que se corrompa, a expulsão da sigla.

Palmas para o partido do presidente Marcos Pereira? Bom, os membros da mesa que entrevistavam o líder do PRB ficaram por aí mesmo, com ele reafirmando algumas vezes que em nenhum momento qualquer filiado esteve envolvido nas falcatruas que tanto infelicitam a Nação.

Mais palmas para ele e seu partido? Ainda não. Porque em seguida disse uma frase ligada à posição da bancada de 21 deputados federais que o PRB tem na Câmara Federal: o partido faz parte da base de sustentação do governo do PT.

Ora, como pode um partido que prega a ética na política, que claramente se posiciona – pelo menos é o que diz seu líder maior – pela exclusão de filiado que cometa corrupção, apóiar oficialmente o governo liderado pelo partido que a cada dia fica mais enredado justamente naquilo que o senhor Marcos Pereira diz ser o pecado maior, a corrupção.

Aí vem novamente à cabeça o trecho da Bíblia com relação a servir a dois senhores. Pior, veio à mente a frase sucessivamente repetida durante a oitiva dos réus no segundo julgamento público mais famoso da História, o Julgamento de Nuremberg, quando todos os lideres nazistas sustentaram que não tinham culpa do que fora feito, porque fora feito por ordem de Hitler.

Como é que uma pessoa ou organização pode dizer que serve a dois senhores? Ainda mais em razão de o PRB ser uma sigla sabidamente integrada por grande número de evangélicos que devem não apenas conhecer, mas, principalmente, praticar a Palavra.

Seria como se eu dissesse a um neto meu: Roubar é feio, mas ao mesmo tempoeu praticar algum roubo. Ao anunciar que em seu partido o filiado que cometa um ato de corrupção será punido com expulsão o presidente Marcos Pereira está anunciando uma lição de ética – que não é praticada pelas demais siglas.

Mas essa posição de vestal o povo brasileiro já viu: há 35 anos foi fundado um partido que, tão logo ascendeu ao poder tripudiou sobre o discurso ético e aí está o resultado, com líderes se escondendo e sempre alegando não saber, não ter visto.

A ética é fácil falar. A prática é que é dura e aí acabam deixando apenas para o discurso. Daí, sobre a fala do presidente do PRB sugiro que ele, e seu partido, não repitam outra sigla. E que façam uma análise crítica do capítulo 6, versículo 24 do livro que, certamente, a imensa maioria dos seus filiados gostam de expor, de falar sobre e de dizer que praticam. Mas, pelo visto, o discurso é distante da prática

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)