Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

A 'elite branca' trocou de lado?


Lúcio Albuquerque, repórter

Três fatos nos dois primeiros dias de Jogos Olímpicos, sexta e sábado, mostraram que há algo de errado quando se analisa a competição e os fatos políticos a partir de alguns acontecimentos nela. Primeiro a beleza, inegável, simples, da abertura, sem qualquer dúvida muito bem apresentada.

O segundo fato foi a continência prestada pelo atleta brasileiro medalha de prata no tiro o que, com certeza, deve ter ouriçado aqueles que ainda (sobre)vivem  apontado para 1964. A continência é uma saudação, que pode ser cavalheiresca ou, como naquele caso, prestada por um militar perante a Bandeira Nacional sendo hasteada. Sinal de respeito e, mudando um pouquinho só o velho ditado, “respeito é bom e gostamos”.

Nelson Rodrigues, teatrólogo, jornalista, escritor, também chamado de “Shakespeare brasileiro”, dizia que no Maracanã  “vaiam até minuto de silêncio”, e, para poder manter a tradição, o presidente Michel Temer não escapou disso.

A vaia ao presidente brasileiro merece uma reflexão. Afinal, do alto de sua autoproclamada sabedoria, o ex-presidente Lula disse que as vaias à sua sucessora na abertura do Mundial de 2014 foi feita pelo que ele chamou de “elite branca”. Na ocasião lembrou que só a “elite branca” podia comprar ingresso para a Copa.

Daí que as vaias de sábado podem conduzir a dois raciocínios: com os preços cobrados não só a “elite branca” comprou as entradas como também os que não estejam no grupo do nosso honoris causa, o que leva ao raciocínio de que depois de maio deste ano o padrão econômico melhorou e não só a “elite branca” teve dinheiro para comprar o ingresso da abertura das Olimpíadas.

Para quem pretende o apartheid como modo de se manter vivo politicamente, e para seus pares, a vaia de sábado desmente a teoria da elite branca, porque aquela manifestação colocou todos no mesmo nível e fez cumprir, naquele momento, o ideal do “todos são iguais”.

Ou será que a elite branca trocou de lado? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)