Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Abnael – Ano 80


Lúcio Albuquerqu
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quantos secretários a SEDUC
terá até o fim do governo atual?

ABNAEL – ANO 80

Cercado de familiares e amigos o professor Abnael Machado de Lima, principal referência quando se fala da História de Rondônia, festejou dia 21 passado a chegada aos 80 anos. Respeitado na comunidade acadêmica, o ex-presidente do Conselho Estadual de Educação e fundador da Academia de Letras de Rondônia era só alegria durante a noitada, quando recebeu também a notícia, uma espécie de presente, da possível reedição de sua principal obra literária, “Terras de Rondônia”. Veja fotos AQUI.

 
 
DILMA

A senhora presidente, conforme notícia desta quarta-feira em revista de importância mundial, está em terceiro lugar dentre as mulheres mais importantes do mundo atual. Comentário que ouvi num gabinete de órgão público: “Vai já aparecer instituto de pesquisa anunciado que a revista está enganada e que ela é a primeira”. Tai, são tantas as louvações neste país a quem está no poder que é bem capaz de aparecer mesmo.

 

ESCURIDÃO TOTAL

A Avenida Jorge Teixeira está em escuridão total. Avenida federalizada, a quem vai competir corrigir o breu que toma conta da principal via da capital rondoniense mal a noite começa? À Prefeitura, à Polícia Rodoviária Federal ou a quem?

 

BOM EXEMPLO

Em regiões onde a violência era muito alta, em cidades da zona de influência da capital paulista, o bom exemplo já surte efeito, reduzindo a criminalidade. E bastou uma saída simples: bares e similares só funcionam até 23 horas. Por que não fazer o mesmo aqui?

 

TUDÓLOGO

Tudólogo seria o camarada que entende de tudo. O senhor Luiz Inácio é um tudólogo, a julgar pela notícia de que vai reunir com a alta cúpula da CBF e o técnico Mano Menezes para discutir a permanência do próprio treinador à frente da combalida seleção de futebol.

 

JOÃO SALDANHA

Eram outros tempos: o jornalista João Saldanha, técnico do Botafogo e da seleção brasileira, foi defenestrado da seleção logo depois de classificar o Brasil e armar o time que ganhou o tricampeonato, porque disse que não dava palpite no Governo Médici (o presidente impôs Dada Maravilha no time) e por isso não aceitava palpite de Médici. João Saldanha saiu de cabeça erguida. Você acredita que o Mano Menezes diga isso ao senhor Luiz Inácio?

 

CARRADAS DE RAZÕES

A FIFA e a CBF estão abrindo inscrições para candidatos a atuarem como voluntários na Copa das Confederações (6 mil), ano que vem, e na Copa do Mundo (18 mil), em 2014. Jornada de trabalho de 10 horas/dia, com direito a refeição, um agasalho-uniforme e vale transporte. Salário e ingresso para ver jogos, nem pensar.Mas um grupo de empresários posiciona-se contra, porque o certo seria pagar salário, e hora-extra. Informações no site www.fifa.comou no email voluntarios@brasil2014.com.br.

DATAS DE RONDÔNIA

(De 17 a 27 de agosto)

Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Dia 18 – Em 1988 – O Incra inicia o projeto Buritis (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).

Dia 20 –Em 1783 – Inaugurado o forte do Real Príncipe da Beira (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 21 –Em 1972 – Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia, a partir de 1977 Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná). 

Dia 25 – Em 1935 – Inaugurado o quartel da 3ª Companhia de Fronteira, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 26 –Em 1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza o funcionamento da escola “15 de Novembro”, a primeira de Presidente Médici, num terreno doado pelo morador Noé Inácio dos Santos (Nara Izabel Moreira, Um Reencontro com a Educação de Presidente Médici, 2004).

Dia 27 –Em 1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)