Sábado, 3 de novembro de 2018 - 15h55
O centenário de nascimento da professora Marise Magalhães Costa Castiel, será lembrado nesta segunda-feira em sessão solene pela Academia de Letras de Rondônia, a partir das 19h30 na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
"A homenagem da ACLER é o reconhecimento que a Academia está fazendo pelo muito que a veneranda mestra ofereceu e fez pela cultura e educação rondoniense", disse o presidente Francisco Chagoso.
Nascida em 1918 no Pará, Marise Castiel foi contratada pelo governo do então Território Federal do Guaporé para vir para Porto Velho, onde em 1947 tornou-se a primeira diretora do recém instalado Instituto Carmela Dutra.
No período do Território, Marise foi várias vezes Diretora do Departamento de Educação - cargo similar ao de secretário de Estado da Educação, e durante mais de 30 anos atuando como educadora tornou-se autêntico símbolo do setor, especialmente na formação de centenas de professores.
Mas a professora Marise não atuou apenas na área escolar. Foi também ativa no setor cultural e político,tendo sido a primeira mulher eleita em Porto Velho, vereadora na Câmara Municipal entre 1977 e 1983.
Paralelo com isso exerceu durante muitos anos ativa liderança na comunidade, como quando das manifestações, que a tiveram como um dos coordenadores, da luta pela não aprovação do artigo da Constituição Estadual que previa a mudança da capital para a região central do Estado.
Detentora de varias homenagens prestadas pelo seu trabalho, Marise Castiel recebeu da Câmara o título de Cidadão Portovelhense; da Assembleia Legislativa o de Cidadã Honorária do Estado e a comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon.
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún