Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Bolsa-Família: A culpa não foi da oposição



Lúcio Albuquerque

Repórter, membro da Academia de Letras de Rondônia e da academia Guajaramirense de Letras
 

O jornal Folha de São Paulo, conforme o site UOL.com.br neste sábado, deixou bem claro que no episódio da confusão gerada pelo pagamento do programa bolsa-família, a oposição nada teve a ver com isso. E se houve algum tipo de mal-estar no Alvorada isso se deu em razão do que em combate é chamado de fogo amigo.

Pelo menos duas membros do Ministério da presidente Dilma acusaram a oposição (ainda existe isso no Brasil?) de ser responsável pelo que classificaram de boatos causadores do imbróglio, mas o jornal descobriu que a oposição passou bem ao largo disso tudo, e as acusações foram mais um episódio de um Ministério onde se faz muito mais política partidária do que trabalho em benefício do bem comum.

Segundo a Folha de São Paulo, quem causou todo o tumulto foi um órgão do próprio Governo, a Caixa Econômica Federal. Citando como fonte uma beneficiária do município de Caucaia, CE, diz o texto: "Recebo Bolsa Família há anos e nunca pagaram antecipado. Aí achei estranho, mas fiquei feliz e peguei o dinheiro. Acho que outras pessoas também conseguiram receber antecipado, foram avisando aos conhecidos e virou essa confusão", disse. Confrontada pela “Folha” a Caixa mudou a versão oficial. Afirmou que, por causa de ações em busca de "melhorias no Cadastro de Informações Sociais", o banco "optou por permitir o saque pelos beneficiários independentemente do calendário individual" na sexta-feira, dia 17.”.

E agora? Quem acusou a oposição de ser responsável pelo boato vai ter coragem de vir a público e admitir que pinoquiou? E quem disse que o boato foi obra de gente do mal, vai admitir que a gente do mal está dentro do Governo?

Outro personagem que me parece ter pecado nessa coisa toda é a própria Imprensa que, não sei se por comodismo ou apenas por outro motivo, tem se apegado mais à versão do que ao fato, e não foi essa a primeira vez, o que deixa a ideia de que o interesse público também vem sendo jogado fora por quem tem o dever de informar.

E quero deixar ao leitor bem claro o seguinte: não estou aqui defendendo a oposição - um instituto político que não funciona há muito tempo no país. e nem que só esse Governo que está aí em alguns pontos falta com a verdade: isso é prática comum)
 

DATAS DE RONDÔNIA

(20 A 31 DE MAIO)

20 – 1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes é nomeado governador do Território Federal de Rondônia e em seu governo são implantados os instrumentos para a criação do Estado (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia).

20 – 1986 – Leis estaduais criam os municípios de Santa Luzia do Oeste, Alvorada do Oeste e Alta Floresta do Oeste (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO).

21 – 1981 – Inaugurada em Vilhena a Rádio Vilhena, de propriedade de Antonio Morimoto que como deputado federal por são Paulo foi o relator, na Câmra dos Deputados, do projeto de Lei que criou o Estado de Rondônia (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

24 – 1970 – Missa de inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

27 – 1983 - Posse dos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (Alexandre Badra - 10 anos do TCE-RO).

31 – 1944 – Pelo decreto-lei federal 6550 o município de Lábrea retorna à posse do Amazonas, deixando de fazer parte do Território Federal do Guaporé que agora fica com três municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antonio do Rio Madeira (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia).

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)