Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

BOM DIA 22 DE NOVEMBRO!


BOM DIA 22 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: O governador Humberto Guedes instala nesta data, em 1977, o município de Ji-Paraná, novo nome da localidade que antes foi chamada de Urupá, Presidente Pena e Vila Rondônia. Devido à  forma de coração de uma ilha em frente à Ji, também é conhecida por “Cidade Coração”. O primeiro prefeito, nomeado, foi o funcionário público Walter Bartolo. 

COMEMORA-SE: Dia Internacional do Músico. Dia da Comunidade Libanesa no Brasil. Católicos lembram Santa Cecília, padroeira dos músicos. 

FATOS: 1497 – O explorador português Vasco Da Gama torna-se o primeiro europeu a navegar pelo Cabo da Boa Esperança. 1910 – Liderados pelo marinheiro João Candido, que a partir daí passou a ser chamado “Almirante Negro”, marinheiros a bordo dos navios de guerra Minas Gerais, São Paulo e Bahia, se rebelam violentamente, iniciando o movimento conhecido como Revolta da Chibata.  1928 – É realizada a primeira apresentação pública de Bolero, a mais famosa música de Joseph-Maurice Ravel. 1956 – Início dos XVI Jogos Olímpicos em Melboune, na Austrália, onde o triplista Ademar Ferreira da Silva ganharia o bicampeonato da prova e até hoje o único nacional com duas medalhas de ouro no Atletismo. 1963 – Lançado o disco With the Beatles, o único álbum duplo da banda. 1963 – O presidente John F. Kennedy, é assassinado em Dallas, no Texas, enquanto percorria as ruas da cidade em carro aberto, um crime nunca esclarecido. 1990 – Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.

FOTO DO DIA: Um negro que fez muito contra o racismo no Brasil e que é quase nada lembrado: João Candido, marinheiro, liderou a Revolta da Chibata e que foi pela imprensa cognominado “Almirante Negro”. Em 22 de novembro de 1910 explodia a Revolta da Chibata. Marinheiros tomaram os navios de guerra mais poderosos do Brasil e apontaram os canhões para o Rio de Janeiro. Os revoltosos avisaram: ou o governo abolia os castigos corporais na Marinha, incluindo as chicotadas, ou eles destruiriam a capital da República, movimento que chegaria ao fim poucos dias depois, várias exigência dos rebeldes, mas a seguir o governo, no entanto, logo partiria para as medidas de retaliação determinadas pelo presidente Hermes da Fonseca, que havia assumido a chefia do governo uma semana antes da rebelião. João Candido e seus companheiros foram presos, sofreram muito, mas acabou a punição de chibatadas na Marinha brasileira.

UTILIDADE PÚBLICA: Pessoas que tenham familiares com covid, devem separar em saco de plástico, identificado com fita vermelha, o lixo familiar, bem amarrado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)