Sábado, 13 de setembro de 2014 - 12h33
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Perguntem a qualquer ex-amante, ex-amigo: Qual é o grande inimigo? A resposta certamente vai passar no “ex”. Tipo evangélico que tenha sido católico ou quem tenha sido fumante. Não há “ex” mais chato, e no caso do ex-fumante eu sou prova viva disso. E agora estão com a “síndrome” de ex são os ex-amigos Marina Silva, Luiz Inácio e a senhora Roussef. Talvez seja porque cada um conhece bem os outros.
ATÉ QUANDO
Mas a exemplo do que já aconteceu em outros casos de brigas de políticos fica sempre a mesma pergunta que não quer calar: Essa briga de ex vai durar até quando?
BONS FRUTOS, BOA ÁRVORE
A citação bíblica feita pela Berenice Tourinho (Áudio AQUI), reitora da UNIR, durante debate sobre o voto, sexta-feira, no auditório da Catedral, deve merecer uma profunda reflexão quando deparamos com candidatos defendendo a lisura e o moral – que, na prática, poucos, e bota poucos nisso, mantém. Ela disse “Pelos frutos se conhece a árvore”. Sem dúvida foi um forte chamado à reflexão na hora de votar.
O DURO
Mas o duro é que na imensa maioria das vezes o eleitor brasileiro, por pura falta de educação política, prefere votar num amigo, numa pessoa que nem conhece mas que foi recomendada por um amigo, por uma benesse e por outros casos mais. Depois fica se queixando e criticando.
ALGUÉM ACREDITA?
Segundo o site oglobo.globo.com, o vice-presidente da República Michel Temer disse que, caso Marina seja eleita, o PMDB, partido do qual ele é o presidente nacional, fará oposição. Alguém acredita?
DATAS DE RONDÔNIA
12 a 16 de setembro
Dia 12 – Em 2014 – Falece em Brasília o ex-deputado federal, ex-prefeito de Porto Velho e ex-governador Jerônimo Garcia de Santana, o Dr. Bengala, cuja carreira política iniciou em 1970 quando pelo MDB foi eleito deputado federal. Autor de dois projetos para a criação do Estado acabou, por orientação da bancada do seu partido não votando a favor da Lei Complementar 41, a que criou o Estado (Jornal ALTO MADEIRA)
Dia 13 – Em 1943 – O presidente Getúlio Vargas assina o Decreto-Lei 5.812 criando o Território Federal do Guaporé - a partir de 1956 Rondônia (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Dia 13 – Em 1954 – O coronel Paulo Nunes Leal toma posse como governador do Território do Guaporé (Tereza Chamma, Cadernos de Guajará-Mirim)
Dia 13 – Em 1961 – Ênio dos Santos Pinheiro toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Cadernos de Guajará-Mirim)
Dia 13 – Em 1984 – O presidente João Figueiredo inaugura em Porto Velho a etapa rondoniense de asfaltamento da rodovia BR-364, dudrante cerimônia realizada no Trevo do Roque, em Porto Velho (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia)
Dia 13 – Em 2010 – Falece o jornalista, advogado, ex-conselheiro do Tribunal de Contas Rochilmer Mello da Rocha (Jornal Alto Madeira)
Dia 14 – Em 2011 - O Ibama emitiu a licença de operação para a Hidrelétrica de Santo Antônio, que permite o Consórcio Santo Antônio Energia iniciar o processo de geração de energia elétrica. Junto com a licença, também foi expedida autorização de resgate de fauna. A usina em implantação no rio Madeira, em Rondônia, terá capacidade instalada de 3.150 MW e o reservatório abrangerá área de 546 Km² (Site IBAMA.gov.br).
Dia 16 – Em 1944 – No clube Internacional (depois Clube Ferroviário) com a presença do governador Jesus Burlamaqui Hosana, é fundado o Rotary Clube de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 16 – Em 1992 – O presidente da Assembléia Legislativa deputado Silvernani Santos assume o governo do Estado com o afastamento do governador (por doença) e do vice (em viagem ao exterior). Até dia 22 (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 16 – Em 1980 – O Ferroviário, de Porto Velho, ganha o Copão da Amazônia de futebol. (Jornal O Guaporé)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã