Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CÉUS DE RONDÔNIA AOS POUCOS ESQUECIDO


Lúcio Albuquerque
Repórter

Convidamos para interpretar o Hino Céus de Rondônia o coral (ou)o (a) cantor (a)....”.

Cada vez mais, em cerimônias realizadas em Porto Velho, o único elo cultural rondoniense, oficialmente o Hino do Estado,  mas sempre citado como “Céus de Rondônia”, está deixando de ser cantado pelos participantes de eventos, para ser apresentado por corais e/ou cantores.

Quantas vezes já se ouviu, de quem está aqui há algum tempo e que sabe cantar o Céus de Rondônia a citação de que o nosso Hino esse morador conhece, mas nem lembra, ou não sabe se existe, um Hino de seu Estado natal.

Quando nosso céu se faz moldura, para engalanar a Natureza, nós, os bandeirantes de Rondônia.....

Visitantes que tenho acompanhado em cerimônias as mais diversas dão um depoimento simples: Como é que vocês, que em maioria não nasceram aqui, sabem esse Hino?. E olha que é uma letra grande e não tão fácil de ser cantada.

O fato de o público não cantar vem se repetindo e fazendo com que aos poucos a magia da interpretação seja colocada de lado, em detrimento do que pode ser citado como elo cultural do Estado, seu próprio Hino. Nas próprias escolas o cantar o Hino, o Nacional ou o de Rondônia, é acontecimento muito difícil de ocorrer, como se fazer isso fosse vergonhoso ou atentasse contra a Educação. Pelo contrário.

Azul, nosso céu é sempre azul....

Ainda recentemente na comemoração do cinquentenário do Conselho Regional de Medicina, com o auditório repleto de pessoas que conhecem, gostam e sabem cantar o nosso Hino, o mestre de cerimônias – e pelo que o conheço e sei do amor que tem por Rondônia – deve ter ficado constrangido por não convidar os participantes a cantar, mas para escutar um coral da cidade fazer a apresentação – felizmente de forma brilhante, é bom que se reconheça.

Sou dos poucos moradores de Rondônia que, realmente, conhecem o Estado, suas cidades, cidadãos nelas moradores, instituições. Sou dos poucos que podem dizer não apenas que viram as cidades crescerem, mas posso afirmar que, além de as conhecer e tê-las visto crescer, testemunhei também quando começaram.

Aqui, toda vida se engalana.....

E sei, ainda, que nos locais mais distantes da cidade de Porto Velho, capital do Estado, comunidades em quase total maioria formadas por migrantes oriundos das mais diversas regiões do Brasil, eles cantam o Céus de Rondônia, e o fazem com o gosto que só aqueles que amam podem fazer.

Mas aos poucos estão deixando de ensinar e de cantar, em escolas, em cerimônias oficiais ou não, a poesia que tornou-se Hino Oficial do Estado justamente pela sugestão de uma educadora, a professora Marise Castiel, paraense de nascimento e rondoniense por adoção como hoje há mais de 2 milhões de brasileiros por aqui.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!

RONDÔNIA1923 - Os 99 votos da seção única (PVh) foram para o candidato ao senado Alexandre Barbosa Lima (Partido Republicano Amazonense), pleito p

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA, 21 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA, 21 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1943 – O diretor do colégio Dom Bosco, padre Adriano Tourinho é o novo vigário de Porto Velho.1954 – O carnaval em Guajará-Mirim, como se torn

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)