Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Chantagem, chantageador, chantagista....



Lúcio Albuquerque - Repórter
Membro da Academia de Letras de Rondônia
e da Academia Guajaramirense de Letras

Um comentarista da Rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira cedo, disse com todas as letras que o PR (supõe este repórter tratar-se do Partido da República) está chantageando a presidente Dilma Roussef no caso da indicação do ministro dos Transportes, e concluiu a análise dizendo estar na hora da presidente dar um murro na mesa e acabar com essa história.

Fernando Henrique deixou o Governo com 24 ministros ou assessores considerados como tais. Lula passou para 38. A maneira de distribuir os principais nacos do Poder, e não só a partir de 2002, é sempre justificada pelo discurso que na base pode aplicar a máxima da Oração de São Francisco, .... é dando que se recebe, uso absurdo e irresponsável de uma das mais belas orações cristãs.

Para quem acompanha o noticiário político não é muito difícil estender a todos os outros a colocação feita, no caso, especificamente ao PR, e é bom que se entenda não ser de agora, é prática comum em Brasília, e de Brasília.

Bom, para quem não entende, ou faz de conta que não entende, a maneira como, de forma lamentável, é dividido o nicho maior gestor da República – pecado que, aliás, não é de agora, mas que vem sendo cometido desde quando o PT assumiu o Governo.

A palavra “chantagem” usada pelo comentarista da Jovem Pan reflete apenas o que uma grande parcela da população pensa quando se ouvem declarações de líderes de facções que no Brasil são chamadas por partidos políticos, na busca de empregos – e isso não só na chamada base aliada mas, também, no PT em relação ao Governo.

O resultado disso é que a meritocracia e a capacidade técnica, efetivamente necessárias e que deveriam ser os principais pressupostos para assunção às funções decisivas no interesse da Nação, são colocadas de lado e substituídas pelo compadrismo e pelo fisiologismo em detrimento do interesse público.

Na busca de reocupar o ministério dos Transportes o PR sinaliza com outra forma de pressão: a indicação do humorista Tiririca, deputado federal por São Paulo (*), para tirar votos do ungido de Lula, o ex-ministro da Educação (!!!!????) Fernando Hadad na disputa da prefeitura paulistana.

Ora, e por que intitulei Chantagem, chantageador, chantagista.... a este comentário? É que lembrei de outro fato, quando membro da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, um grupo de deputados convocou-me para uma reunião e a queixa era o que eles diziam estarem sendo chantageados por um veículo de comunicação local.

Como eu tinha, e tenho, com vários daquele grupo de deputados uma amizade pessoal, coloquei a coisa de maneira curta e grossa:

- Só há chantagista porque há chantageador. A chantagem é apenas um produto. E sabem quem seja o chantageador no caso? Vocês que pagam.

A conversa parou por aí. É o caso agora: e a saída talvez seja a proposta do comentarista da Jovem Pan. A presidente dar um murro na mesa e honrar os milhões de votos que recebeu.

Mas, para isso, ela vai ter de encarar também seu mentor. Aí.....

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)