Quarta-feira, 1 de abril de 2020 - 11h57
Com mobilização de voluntários, apoio da Prefeitura (quer fornece parte da alimentação) e da Polícia Militar, a paróquia Sagrada Família, Bairro Embratel, atende diariamente mais de 100 pessoas, com entrega de marmitex diariamente, entre moradores de rua ou pessoas em situação difícil gerada pelos problemas do momento que o país está vivendo.
O pároco, padre Valdecir só tem elogios as voluntários e aos órgãos que ajudam. “É um exemplo de prática cristã e conscientização de atender aos mais necessitados”, mas lembra ser importante que o volume de doações continue, lembrando que os problemas sociais enfrentados agora com mais visibilidade deverão continuar após o período atual.
A equipe composta em maioria por paroquianos ou voluntários que se dispuseram a ajudar, liderada pelo padre Valdecir, começa atender a partir das 11 horas, mas a fila na porta de entrada da igreja se forma desde as 10, homens e mulheres em busca de três produtos oferecidos na ocasião, um pouco de carinho, direito a higiene corporal e alimentação – uma parte fornecida pela prefeitura e complementada por doações de pessoas diversas.
Na entrada o serviço de identificação e triagem é feito pelos funcionários da Secretaria Municipal de Serviço Social, com apoio da equipe da própria paróquia, com os que vão receber benefícios sendo direcionados para o pátio interno. Na terça-feira, 31, foram pouco mais de 120 pessoas, das quais 20 tomaram banho recebendo para tal toalhas (individual e depois lavadas pela equipe) e sabão fornecidos pela paróquia.
Conforme a norma estabelecida para o atendimento, a refeição não é consumida no local, com as pessoas recebendo e indo para onde costumam ficar, uma boa parte seguindo em direção à rodoviária, região onde se concentra um contingente grande dos que buscam apoio na paróquia.
Segundo o padre Valdecir o atendimento a pessoas necessitadas, incluindo venezuelanos, é um programa já em atividade há muito tempo pela Sagrada Família, através do projeto Levanta-te e Anda, o que acontece todas as terças-feiras, com lanche, banho, palestras e jantar com um público médio de 80 a 100 pessoas.
O DIA NA HISTÓRIA - 25 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1955 – Já se encontra no Ministério do Trabalho a documentação para ser instalado o Sindicato dos Trabalhadores de Porto Velho. 1967 – Muitas
O DIA NA HISTÓRIA - 24 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – Tripulantes e passageiros do vapor “São Luiz”, vindo de Manaus, alguns com sintomas de gripe “espanhola”, foram colocados em quarentena
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale