Segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 12h07
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,dez-capitais-estao-em-estado-de-alerta-para-dengue-e-chikungunya,1587815
PORTO VELHO SOB RISCO NOVO
Chikungunya. Você sabe o que é isso? É uma nova e mais perigosa forma de dengue e que já colocou Porto Velho dentre 10 capitais brasileiras sob risco do aparecimento de casos dessa doença. Dá para uma boa pauta dos nossos editores.
CONDENADA POR DIZER A VERDADE
Não é piada. Ainda continua a discussão sobre se juiz seja “deus” ou não. Tudo porque uma funcionária de órgão que atua na Lei Seca no Rio de Janeiro acabou condenada a pagar 5 mil reais por “ofender” um juiz carioca que dirigia carro com licença vencida, sem documentos e por aí afora, porque teria dito que juiz não é deus. Caramba, e não é mesmo, afora no entendimento do desembargador que condenou a servidora que apenas cumpria sua obrigação. Aliás, conforme o noticiário o juiz já teria aplicado outro “chá de estrela”, contra um policial rodoviário.
PUNIÇÃO
E sabem qual a maior punição que o juiz que se julga deus pode ter? ser aposentado com vencimentos. Podem não ser, mas se mantida essa prática, até a lei os trata assim.
TEATRO
Eu sou favorável a que um espaço do nível do Palácio das Artes, que pelo meu conhecimento não tem orçamento próprio, cobre de promotores de eventos um valor. E quem importa artista visando faturar deve mesmo pagar mais.
CÂMARA
Pior do que votar contra ou favor, é se ausentar, seja lá qual a desculpa. É o caso dos vereadores Leo Morais, Fátima e Marcelo Reis que simplesmente não compareceram à sessão que apreciou denúncia contra o prefeito. Espera-se que, na condição de deputado, Leo Morais não repita o fato.
PROMESSAS ELEITORAIS
O Supremo Tribunal Federal deveria processar candidato que faça promessa pública e em seguida descumpra tudo que enunciou. E no caso de candidato visando segundo mandato a punição deveria ser muito maior.
JUIZ FEDERAL VERIFICA DESCASO NA EFMM
CONHECIMENTO REGIONAL
Sob alegação de que estudante que resida em Estado em que se realiza vestibular levaria vantagem sobre candidatos de outras paragens, História e Geografia Regional foram retirados das provas. Mais uma pérola do nosso ensino, cada vez menos educativo e mais robotizado.
SÓ A FAVOR
Encontro dois conhecidos petistas no café da manhã de domingo na feira do Um e a queixa deles é a mesma de tantos outros seguidores da cartilha: críticas e mais críticas à revista Veja. Deixei que ambos descessem toda a quantidade de fel contra a Veja e quando pude falar fiz apenas uma pergunta: “Vocês lembram do caso Collor? Àquela altura a Veja era endeusada pelo partido de vocês”. Ambos os dois ficaram mudos.
LEMBRANDO
Foi uma reportagem da Veja feita com um motorista que permitiu à CPI relatada pelo senador rondoniense Amir Lando fortalecer seu relatório e com isso gerar meios para afastar Collor. Ah! Naquele tempo como era a favor dos meus dois amigos a revista era boa. Agora, que atinge interesses da sigla deles então não presta.
DATAS DE RONDÔNIA
4 11 de novembro
Dia 4 – 1968 – Sob controle acionário do governo do Território Federal de Rondônia foi constituída uma empresa de economia mista, sob a forma de Sociedade Anônima, através da Lei n.º 5.523, a Centrais Elétricas de Rondônia, que substituiu o SAALFT- Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território (Site ceron.com.br).
Dia 5 – Em 1921 – Pela lei amazonense 1126 deixa de existir a comarca de Porto Velho, voltando a ser anexada à de Humaitá (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 5 – Em 1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 6 – Em 1958 – Paulo Nunes Leal toma posse como governador do Território – é sua primeira passagem na função (Tereza Chamma , Cadernos de Guajará-Mirim).
Dia 6 – Em 1968 – Depois de 30 anos na função, o capitão Alípio da Silva deixa o cargo de Delegado da cidade de Guajará-Mirim (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico)
Dia 7 – Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal). É o segundo deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional ((Jornal Estadão do Norte))
Dia 10 – Em 1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica (Jornal Alto Madeira)
Dia 11 – Em 1722 – O sargento-mór Francisco de Mello Palheta deixa a cidade de Santa Maria de Belém, Província do Grão-Pará (que àquela altura identificava toda a Amazônia brasileira) e, em 128 canoas, explora os rios Madeira e Guaporé (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia)
Dia 12 – Em 1916 – Circula o jornal “O PUN! Semanário independente, comercial, humorístico e de propaganda, da firma Irmãos Rozas” (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet – 100 anos da Imprensa em Rondônia).
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún