Quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 16h30
CÁ NÃO É COMO LÁ
Capitães das seleções lerão declaração contra discriminação antes dos jogos de hoje e amanhã. Já no Brasil, a secretaria da Igualdade Racial p anda na contra-mão. É o que se deduz a partir da denúncia na coluna do jornalista Cláudio Humberto, dia 29: “A Secretaria da Igualdade Racial tem três bolsas para mestrado e doutorado em Humanas, na ONU. Mas exige no currículo: ser negro”.
FLA DRILHA
Há quem parece ficar o dia inteiro sem fazer nada para criar piadinhas e encher a máquina da gente de coisa sem utilidade. Ontem chegou mais uma: “Tem um novo time de futebol no Rio de Janeiro, o FLA DRILHA”. E cita dois jogadores muito badalados nas páginas policiais como contatos.
PEDIDA
No final de semana a pedida é almoçar no restaurante Bambu, na BR-364 KM 13, sentido de Jacy-Paraná. Além da boa qualidade da comida também o ambiente, cercado de muitas árvores e à beira de um lado natural, são atrações. Para crianças, e adultos, a atração extra é jogar comida para mais de 1 mil jatuaranas no lado e apreciar o espetáculo delas disputando a bóia.
MARACUJA
Deslocado para um terreno na avenida dos Migrantes, o Flor do Maracujá segue dando seu recado. Mas uma coisa fica patente: a falta de estrutura para a realização. Apesar do esforço dos grupos que se apresentam, a infra-estrutura disponível, especialmente para quem vai assistir, é a pior possível: terreno cheio de lama, pedras, caco de vidro e total falta de higiene nas barracas. O preço? Bom, o preço é de quem mora em país movido a euro.
ACADEMIA
A Academia de Letras está inscrevendo para o seminário 50 anos da BR-364, que acontece dia 7, no teatro Banzeiros. Inscrições através do emeio alcerencontrodeescritores@gmail.com. A promoção é conjunta com o Departamento de História e Arqueologia da Unir.
DEU NA INPREMÇA
CONFUSÃO
Seu Benu veio com uma história minha muito antiga, do tempo que eu ainda engatinhava na redação do falecido jornal manauara O Jornal, quando muitas vezes escrevia usuário ao invés de usurário. “Vai ver que o redator dessa nota do site oglobo.globo.com aprendeu contigo”, ruminou.
E o velho bardo mostrou a nota do site, sobre o caso envolvendo um atleta do Flamengo: “Os policiais não conseguiram nem passar da entrada, por estarem sem mandato."
Eu tive de concordar com seu Benu: O certo seria mandado (que é judicial, e coerente com o caso). Mandato é delegação elwetiva.
DATAS DA HISTÓRIA DE RONDÔNIA (julho)
Dia 1 – Em 1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited arrendando por 60 anos a exploração da ferrovia Madeira-Mamoré (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 2 – Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio (MT, hoje um bairro de Porto Velho) (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 3 – Em 1962 – O funcionários público Milton Lima toma posse como governador do Território Federal de Rondônia (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e