Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 01/07/10


CÁ NÃO É COMO LÁ

Capitães das seleções lerão declaração contra discriminação antes dos jogos de hoje e amanhã. Já no Brasil, a secretaria da Igualdade Racial p anda na contra-mão. É o que se deduz a partir da denúncia na coluna do jornalista Cláudio Humberto, dia 29: “A Secretaria da Igualdade Racial tem três bolsas para mestrado e doutorado em Humanas, na ONU. Mas exige no currículo: ser negro”.

FLA DRILHA

Há quem parece ficar o dia inteiro sem fazer nada para criar piadinhas e encher a máquina da gente de coisa sem utilidade. Ontem chegou mais uma: “Tem um novo time de futebol no Rio de Janeiro, o FLA DRILHA”. E cita dois jogadores muito badalados nas páginas policiais como contatos.

PEDIDA

No final de semana a pedida é almoçar no restaurante Bambu, na BR-364 KM 13, sentido de Jacy-Paraná. Além da boa qualidade da comida também o ambiente, cercado de muitas árvores e à beira de um lado natural, são atrações. Para crianças, e adultos, a atração extra é jogar comida para mais de 1 mil jatuaranas no lado e apreciar o espetáculo delas disputando a bóia.

MARACUJA

Deslocado para um terreno na avenida dos Migrantes, o Flor do Maracujá segue dando seu recado. Mas uma coisa fica patente: a falta de estrutura para a realização. Apesar do esforço dos grupos que se apresentam, a infra-estrutura disponível, especialmente para quem vai assistir, é a pior possível: terreno cheio de lama, pedras, caco de vidro e total falta de higiene nas barracas. O preço? Bom, o preço é de quem mora em país movido a euro.

ACADEMIA

A Academia de Letras está inscrevendo para o seminário 50 anos da BR-364, que acontece dia 7, no teatro Banzeiros. Inscrições através do emeio alcerencontrodeescritores@gmail.com. A promoção é conjunta com o Departamento de História e Arqueologia da Unir.

DEU NA INPREMÇA

CONFUSÃO

Seu Benu veio com uma história minha muito antiga, do tempo que eu ainda engatinhava na redação do falecido jornal manauara O Jornal, quando muitas vezes escrevia usuário ao invés de usurário. “Vai ver que o redator dessa nota do site oglobo.globo.com aprendeu contigo”, ruminou.

E o velho bardo mostrou a nota do site, sobre o caso envolvendo um atleta do Flamengo: “Os policiais não conseguiram nem passar da entrada, por estarem sem mandato."

Eu tive de concordar com seu Benu: O certo seria mandado (que é judicial, e coerente com o caso). Mandato é delegação elwetiva.

DATAS DA HISTÓRIA DE RONDÔNIA (julho)

Dia 1 – Em 1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited arrendando por 60 anos a exploração da ferrovia Madeira-Mamoré (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 2 – Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio (MT, hoje um bairro de Porto Velho) (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 3 – Em 1962 – O funcionários público Milton Lima toma posse como governador do Território Federal de Rondônia (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

 

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)