Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 01/07/13


Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Depois desse movimento nas ruas você acredita mesmo que algo vá mudar no país?

 

E O FLU, HEIN?

Pois é: na decisão deste domingo só deu Fluminense. Como?, perguntarão os eternos insatisfeitos. É só ter prestado atenção: No meio da zaga o Tiago Silva e na lateral esquerda o Marcelo, ambos ex-jogadores do Flu. E na frente o Fred-gol, fazendo dois e ainda abrindo espaço para que o Neumar anotasse o dele.

 

GENIAL

Andei lendo muitos cartazes e faixas sobre esses problemas nas ruas durante essas semanas anteriores. Gostei daquela em que a Educação pedia à presidente Tratamento FIFA. Mas a que mais chamou minha atenção foi a inserida num cartaz e era composta apenas por cinco palavras: A Pátria muda não muda. Pense um pouco e veja a grandeza dessa frase.

 

DESCRÉDITO

As instituições brasileiras precisam de uma reengenharia que esteja em sintonia com o que chamam de a voz rouca das ruas. Não é preciso ser muito arguto para perceber o que está claro. A pesquisa feita pelo site oglobo.globo.com revelou bem isso: em cinco perguntas, a que teve 65% de votos favoráveis foi: O que você acha da reação do Congresso e do Governo após os protestos?. Pois bem: Esses 65% optaram pela seguinte resposta: (As reações serão) previsíveis pois agem sob pressão e voltarão logo a atuar como antes. Alguém duvida?

 

CONSTITUINTE

Dia 6 de agosto o Estado tem o que comemorar: sua primeira Constituição estará completando 30 anos de promulgada. E a Assembléia Legislativa está com uma programação comemorativa em grande estilo. Pelo visto, ao contrário de outros órgãos, especialmente voltados à Educação e à Cultura – que não lembram datas históricas, a ALE já colocou o 6 de agosto na agenda positiva.

 

“BURGUESIA” E/OU “DIREITA”. OUTRA VEZ?

A coluna da semana passada, com esse título, valeu por telefone e email diversas manifestações, inclusive de gente xingando. Ora, conforme chegou ao meu conhecimento figuras locais que dizem entender de política e movimentos sociais, teriam retornado com o velho chavão de direita  e esquerda, de burguesia, etc. Houve em todo o país quem afirmasse estar sendo um novo golpe, o besteirol de sempre. Interessante citarem burguesia, porque burguês certamente não anda de ônibus. Citar direita  ou esquerda é raciocínio retrógrado, por falta de meios para uma discussão ou, então, o que me parece muito provável, incapacidade de entender o que está acontecendo.

 

DATAS DE RONDÔNIA

(1 a 4 de julho)

Dia 1 – Em 1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited, construtora da ferrovia, concedendo-se a ela o arrendamento por 60 anos a exploração da ferrovia Madeira-Mamoré (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 2 – Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio do Madeira, criado pelo governo de Mato Grosso e cuja sede era a cidade de Santo Antonio (hoje um bairro de Porto Velho), localizada na divisa daquele Estado com o Amazonas (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 2 – Em 2008 – Entra em vigor a Lei 11.685, conhecida como o Estatuto do Garimpeiro (Gilberto Carniatto dos Santos – Garimpo de Ouro do Rio Madeira em Rondônia – Eu estive lá!).

Dia 3 – Em 1962 – Milton Lima toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 4 - Em 1878 – A construtora P. & T. Collins, responsável pela segunda tentativa de construir a ferrovia Madeira-Mamoré, faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial desde Santo Antonio. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church, e capotou pouco mais de 1 KM depois de sair da estação. A P. & T. Collins faliu logo depois (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 4 – Em 1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, na gráfica da construtora da Madeira-Mamoré, todo em língua inglesa (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 4 – Em 1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).

Inté outro dia, se Deus quiser!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)