Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 01/07/13


Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Depois desse movimento nas ruas você acredita mesmo que algo vá mudar no país?

 

E O FLU, HEIN?

Pois é: na decisão deste domingo só deu Fluminense. Como?, perguntarão os eternos insatisfeitos. É só ter prestado atenção: No meio da zaga o Tiago Silva e na lateral esquerda o Marcelo, ambos ex-jogadores do Flu. E na frente o Fred-gol, fazendo dois e ainda abrindo espaço para que o Neumar anotasse o dele.

 

GENIAL

Andei lendo muitos cartazes e faixas sobre esses problemas nas ruas durante essas semanas anteriores. Gostei daquela em que a Educação pedia à presidente Tratamento FIFA. Mas a que mais chamou minha atenção foi a inserida num cartaz e era composta apenas por cinco palavras: A Pátria muda não muda. Pense um pouco e veja a grandeza dessa frase.

 

DESCRÉDITO

As instituições brasileiras precisam de uma reengenharia que esteja em sintonia com o que chamam de a voz rouca das ruas. Não é preciso ser muito arguto para perceber o que está claro. A pesquisa feita pelo site oglobo.globo.com revelou bem isso: em cinco perguntas, a que teve 65% de votos favoráveis foi: O que você acha da reação do Congresso e do Governo após os protestos?. Pois bem: Esses 65% optaram pela seguinte resposta: (As reações serão) previsíveis pois agem sob pressão e voltarão logo a atuar como antes. Alguém duvida?

 

CONSTITUINTE

Dia 6 de agosto o Estado tem o que comemorar: sua primeira Constituição estará completando 30 anos de promulgada. E a Assembléia Legislativa está com uma programação comemorativa em grande estilo. Pelo visto, ao contrário de outros órgãos, especialmente voltados à Educação e à Cultura – que não lembram datas históricas, a ALE já colocou o 6 de agosto na agenda positiva.

 

“BURGUESIA” E/OU “DIREITA”. OUTRA VEZ?

A coluna da semana passada, com esse título, valeu por telefone e email diversas manifestações, inclusive de gente xingando. Ora, conforme chegou ao meu conhecimento figuras locais que dizem entender de política e movimentos sociais, teriam retornado com o velho chavão de direita  e esquerda, de burguesia, etc. Houve em todo o país quem afirmasse estar sendo um novo golpe, o besteirol de sempre. Interessante citarem burguesia, porque burguês certamente não anda de ônibus. Citar direita  ou esquerda é raciocínio retrógrado, por falta de meios para uma discussão ou, então, o que me parece muito provável, incapacidade de entender o que está acontecendo.

 

DATAS DE RONDÔNIA

(1 a 4 de julho)

Dia 1 – Em 1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited, construtora da ferrovia, concedendo-se a ela o arrendamento por 60 anos a exploração da ferrovia Madeira-Mamoré (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 2 – Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio do Madeira, criado pelo governo de Mato Grosso e cuja sede era a cidade de Santo Antonio (hoje um bairro de Porto Velho), localizada na divisa daquele Estado com o Amazonas (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 2 – Em 2008 – Entra em vigor a Lei 11.685, conhecida como o Estatuto do Garimpeiro (Gilberto Carniatto dos Santos – Garimpo de Ouro do Rio Madeira em Rondônia – Eu estive lá!).

Dia 3 – Em 1962 – Milton Lima toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 4 - Em 1878 – A construtora P. & T. Collins, responsável pela segunda tentativa de construir a ferrovia Madeira-Mamoré, faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial desde Santo Antonio. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church, e capotou pouco mais de 1 KM depois de sair da estação. A P. & T. Collins faliu logo depois (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 4 – Em 1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, na gráfica da construtora da Madeira-Mamoré, todo em língua inglesa (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 4 – Em 1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).

Inté outro dia, se Deus quiser!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de  de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)