Sábado, 2 de julho de 2011 - 08h16
FORA DE ÉPOCA
Algumas ações do MP eu entendo que podem estar equivocadas. Mas essa relativa ao carnaval fora de época voltar para a Jorge Teixeira, nesta os MP Federal e Estadual estão certos. Trata-se de evento particular, realizado por uma empresa particular e visando lucro, e bloqueando a principal via de acesso a hospital, rodoviária e aeroporto e outras áreas. Nessa eu aplaudo a ação dos MP e espero que o recurso seja aceito e acabe de vez com essa farra.
FALSOS DEFICIENTES
Dois homens que chegaram ao estacionamento do shopping na noite de quarta-feira, estacionaram o veículo no espaço destinado a portador de necessidades especiais. Mas os dois saíram rindo e falando alto, entrando a seguir no shopping. O carro ficou lá na área que não era para eles estacionar. Ah! Sim! O veículo, um carro branco, plotado com a nome “Grupo Protege”, placa ASV 3529, registro de Maringá/Paraná. Que tal a empresa dar uma dura nesses falsos deficientes?
MARACUJA
Um prato com cinco pedacinhos de dourado na chapa acompanhado de três batatas, uma farofa e uma cuité de arroz a 50 reais é preço de restaurante de primeira, e não para ser cobrado no Flor do Maracujá. Aliás, a organização tem de dar uma olhada na apresentação dos grupos. Neste dia 1º, entre a quadrilha do SESC e a que ia entrar a seguir foram mais de 90 minutos, o que fez com que muita gente, especialmente famílias com crianças, fossem embora reclamando. Secretário Francisco Leílson tem de dar uma olhada nisso.
EDUCADORA
A maior referência local quando se quer tratar de educadores, a proessora Marise Casiel está ganhando uma biografia, organizada pela sua filha Sandra Castiel, da Academia de Letras de Rondônia. O trabalhov em sendo organizado para dar, também, aos estudioso do tem, um conhecimento melhor do que era a Educação escolar entre o fim da década de 1940 e a década de 1980.
SERESTA
Muita reclamação de quem foi à seresta na terça-feira. Nada contra a volta, pelo contrário, elogios ao Heitor que a organiza. Agora, colocar para tocar uma banda de (disseram que) rock, numa barulheira infernal, com um crooner que atropelou várias composições dos Beatles, foi abusar do estômago da turma. Depois, uma hora para o grupo de retrô foi um desrespeito ao público que vai ali atraído pela proposta de seresta e, mais que isso, uma descortezia aos cantores de seresta que tiveram de se contentar com frações do evento. Na realidade, há muito que a “Seresta Cultural” está reduzida apenas ao título, porque música de seresta aos poucos está sendo colocada de lado.
O JUIZ ESTÁ CERTO
O juiz que está cancelando as uniões homos em Goiânia está certo. É só dar uma olhada na Constituição federal, art. 226, § 3º e 5º, além do que dispõe o Código Civil, que citam que “casamento e a união estável só será realizada entre o homem e a mulher”. Decisões do STF e da corregedora da Justiça em Goiás estão atropelando a Constituição que ministros, desembargadores e juízes juraram respeitar e cumprir. Pelo visto só o de Goiânia está respeitando e cumprindo.
FIM DO VESTIBULAR
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acabou com o vestibular e vai usar o acesso através das notas do Enem já em 2012, com 30% das vagas para oriundos de escolas públicas cujas famílias não superem um salário mínimo por pessoa. O certo mesmo seria o governo investir pesado no fortalecimento do ensino básico multiplicar as vagas no ensino superior público e acabar de vez com a farra das faculdades particulares que acabam sustentadas pelas bolsas pagas pelo governo.
ESTUPRO
Olhai o que está acontecendo nos estados Unidos: acusado de estuprar uma mulher, o cidadão foi preso (sem que fosse provada a acusação, apenas com uma denúncia), pagou fiança, continuou preso e agora verificou-se que tudo foi armação. Cito o fato para que policiais, Ministério Público e Judiciário fiquem atentos, porque com tanta lei protegendo segmentos – cujos membros, muitas vezes, desrespeitam os outros – é capaz de acabarem pagando o mesmo mico por aqui.
PINGANDO
O ex-governador de Roraima Neudo Campos responde a 197 ações, mas continua solto, e há quem aposte que ele nem vá preso -.-.-.-.- Isso é Brasil .-.-.- Milhares de presos ficarão fora dos presídios a partir desta segunda-feira –x-x-x- É a Lei, e nós pagamos a conta .-.-.-.-. Julho com muitas lembranças históricas em Rondônia .x.x.x. Dia 10, por exemplo, fará 80 anos que o Brasil assumiu a Madeira-Mamoré, mas faz 39 anos que o Brasil mandou extinguir a ferrovia .x.x. Fluminense ganhou duas seguidas, é bom anotar .x.x.x.x
DATAS DE RONDÔNIA
(28 DE JUNHO A 4 DE JULHO)
Dia 28 – Em 1915 – Em Porto Velho o prefeito Guapindaia de Souza Brejense inaugura o Cemitério dos Inocentes (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).
Dia 29 – Em 1909 – Rondon ingressa no primeiro trecho do que mais tarde seria Rondônia, região de muitos campos que denominou Vilhena. (Esther Viveiros, Rondon Conta sua Vida)
30 – 1931 – A direção estrangeira da Madeira-Mamoré suspende suas atividades (10)
30 – 1973 – O governador Theodorico Gahyva designa Presidente Médici ao lugarejo conhecido como Vila 33, que mais tarde seria o município de Presidente Médici (30)
Julho
Dia 1 – Em 1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited arrendando por 60 anos a exploração da ferrovia Madeira-Mamoré (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 2 – Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio do Madeira, hoje um bairro de Porto Velho e àquela altura parte do Estado de Mato Grosso (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 2 – Em 2008 – Entra em vigor a Lei 11.685, o Estatuto do Garimpeiro (Gilberto Carniatto dos Santos – Garimpo de Ouro do Rio Madeira em Rondônia – Eu estive lá!)
Dia 3 – Em 1962 – Milton Lima toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 4 - Em 1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church, e capotou na primeira curva (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 4 – Em 1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia)
Dia 4 – Em 1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, atual BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e